O poder do aroma na sua casa

white and purple flower plant on brown wooden surface
Foto Pixabay

Veja quais os benefícios para a saúde e o bem-estar da sua família

Aroma é um composto químico volátil perceptível por meio do olfato. Geralmente, é sinônimo de um cheiro agradável. Ele está contido em perfumes, sabonetes, shampoos e outros produtos cosméticos, bem como na culinária, como um auxiliar do paladar. Um bom aroma é capaz de fortalecer a autoestima e até proporcionar benefícios para a saúde.

Entre as principais fontes de aromas naturais estão as ervas aromáticas e os óleos essenciais, utilizados amplamente na aromaterapia, um tratamento natural que se baseia nos efeitos positivos que as fragrâncias podem ter na mente humana.

Segundo a aromaterapia, os óleos essenciais contêm aromas que, quando inalados, ajudam a ativar o sistema límbico do corpo, que está associado às emoções, ao humor, à memória e aos nossos padrões de comportamento. A resposta emocional da mente a um determinado aroma pode trazer benefícios diversos, como melhorar a qualidade do sono, reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, auxiliar no combate à depressão, aumentar a sensação de bem-estar e promover o relaxamento da mente e do corpo.

handmade soap and coffee scrub prepared for spa procedures
Foto Monstera

A aromaterapia e os benefícios de cada aroma

A aromaterapia é uma prática antiga que usa óleos aromáticos para estimular o olfato e promover uma boa saúde geral. Os aromas são oriundos de fontes naturais, como plantas, flores, cascas, folhas e até raízes. Já os efeitos benéficos dependem dos ingredientes ou compostos usados.

Por exemplo, a lavanda é usada para aliviar o estresse, pois é conhecida por estimular a calma e o relaxamento. Por outro lado, acredita-se que o limão e a hortelã-pimenta tenham efeitos antibacterianos e antivirais, estimulando o sistema imunológico. Essas fragrâncias podem ser inaladas ou difundidas no ambiente, com um difusor de aromas ou um spray aromático, por exemplo. Entretanto, também podem ser aplicadas na pele por meio de massagens, sais de banho ou loções.

aroma candles on books near grapefruit
Foto Karina Zhukovskaya

Benefícios

Redução do estresse e da ansiedade

Alguns óleos essenciais, como o de lavanda, capim-limão, jasmim, camomila e rosa, são eficazes no alívio do estresse. Eles acalmam o sistema nervoso, diminuindo a frequência cardíaca e baixando a pressão arterial.

Aumento da energia e concentração

Óleos que contêm aroma de limão, laranja, alecrim, manjericão, sálvia ou hortelã-pimenta são conhecidos por ajudar a revigorar os sentidos, aliviar a depressão, melhorar a concentração e aumentar o desempenho do cérebro para que você possa manter o foco nas atividades diárias e permanecer com a energia em alta!

Alívio da dor

Embora a aromaterapia não seja um substituto para o tratamento médico, acredita-se que ela ajude a reduzir a dor física, especialmente a pós-operatória. Além disso, acredita-se que óleos essenciais com aromas de jasmim, eucalipto, alecrim e camomila tenham propriedades eficazes no alívio das dores, da tensão e do inchaço.

Fortalecimento do sistema imunológico

Com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, óleos como orégano, gengibre, eucalipto e olíbano podem ajudar a proteger o corpo contra infecções.

Melhora do sono

Para um sono repousante e ininterrupto, os aromas de lavanda, camomila e ylang-ylang são o caminho a percorrer. Eles são conhecidos por terem propriedades relaxantes que induzem o sono durante a noite.

O poder do aroma dentro de casa

Os benefícios da aromaterapia também podem ser aplicados aos ambientes que você frequenta principalmente a sua casa. Um quarto aromatizado com lavanda, por exemplo, é ainda mais aconchegante e convidativo para uma boa noite de sono. Já no escritório, o aroma de laranja é uma boa pedida para afastar os pensamentos negativos e aumentar a capacidade de foco.

Para usufruir de tudo o que os aromas dos óleos essenciais podem proporcionar a você, experimente usar um difusor de aromas em casa! Confira os benefícios de ter um difusor:

ethnic woman with aromatic candle at home
Foto Anna Shvets

Espalha óleos essenciais rapidamente em todo o espaço

Um difusor ajuda a quebrar o óleo essencial de sua escolha em milhões de partículas minúsculas, que criam um vapor de água fino que se espalha por todo o seu espaço rapidamente. Na verdade, levará apenas alguns minutos para que toda a sala seja impregnada pelo aroma que você preferir.

Deixa a casa com um cheiro impecável

Não há necessidade de velas perfumadas ou sprays quando você tem um difusor em sua casa, já que o perfume dos óleos essenciais fornecidos encherá o ambiente! E você será capaz de reduzir os odores desagradáveis ??em sua casa, ajudando a limpar o ar de odores indesejados. Um difusor também distribui todo o perfume uniformemente para que todo o ambiente receba a quantidade exata de aroma.

Mantém as propriedades benéficas do óleo

Os óleos essenciais nunca devem ser aquecidos, senão perderão suas propriedades benéficas e serão inúteis. Ao usar um difusor de aroma, você garante que os óleos mantenham sua eficácia e qualidade.

É seguro

Quando você tem filhos pequenos ou animais de estimação, acender velas não é o ideal, porque o fogo representa um perigo potencial. Um difusor de aromas, no entanto, é perfeitamente seguro. Além de não derramar de cera, não corre o risco de queimaduras ou outros acidentes.

Por eCycle