Estas suculentas são fáceis de cuidar

Dedo-de-moça e planta-fantasma, entre outras, são ideais para quem tem rotina corrida e não abre mão do verde para dentro de casa

Nem todo mundo que gosta de plantas tem tempo disponível para aquelas que exigem muitos cuidados no dia a dia. Mas, a boa notícia que Casa Vogue traz é que todo mundo pode encher a casa de verde mesmo tendo uma vida corrida, e as suculentas são espécies coringa nesse desafio.

Foto Mario Mendez

Devido a sua capacidade de reter bastante água, seja nas folhas, no tronco, caule, talo ou até nas raízes, as suculentas não precisam ser regadas com frequência. A depender da espécie, molhar uma ou duas vezes por semana, por exemplo, já o suficiente.

Se você gostou da ideia de cultivar esse tipo de planta em casa, a gente mostra abaixo uma seleção de seis suculentas que são fáceis de cuidar e vão alegrar a decoração da sua casa. Confira!

Dedo de Moça

Espécie pendente, a dedo-de-moça também é popularmente conhecida como rabo-de-burro. Suas folhagens são vistosas e volumosas, além de possuírem um formato cilíndrico e alongado bem característico. A planta gosta de ambientes bem iluminados e expostos ao sol e a rega deve ser feita com frequência bem espaçada, apenas quando o solo estiver bem seco.

Foto: Reprodução Instagram @succulentsmonthly

Planta-fantasma

De nome científico Graptopetalum paraguayense, a planta-fantasma precisa receber incidência solar por ao menos quatro horas por dia, nem que seja próximo a uma janela, por exemplo. Em sol pleno, ela obtém uma tonalidade que varia entre o rosa e o amarelo. Já em locais de meia-sombra, a suculenta pode ficar com um tom mais próximo do roxo e do azul. A rega deve ser feita uma vez por semana, na primavera ou verão, ou a cada 15 dias, no outono e inverno.

Foto Reprodução/Instagram @suculentas_lo

Suculenta-sereia

Também chamada de rabo-de-peixe, a suculenta-sereia cresce no inverno e fica dormente no verão, o que a maioria das plantas desse tipo não faz. Ela é super fácil de cuidar e resiste a longos períodos de seca. Além disso, cresce saudável sob sol ou sombra e prefere solos bem drenados.

Foto Reprodução/Instagram @Succulentcraze

Planta Jade

Foto Divulgação/Selvvva

Essa é uma suculenta africana que ficou conhecida como planta da amizade. Chamada cientificamente de crassula ovata, a planta jade pode ser criada exposta diretamente ao sol ou em espaços como varandas e sacada, com luminosidade indireta. A rega deve acontecer, em média, uma vez por semana, mas sempre respeitando a necessidade de água da planta. Se ela estiver murcha ou com folhas enrugadas, por exemplo, é hora de regar.

Babosa

No Brasil, o aloe vera ganhou o nome de babosa porque, do interior de suas folhas, sai uma substância gelatinosa (uma “baba”), conhecida por ajudar na cicatrização de feridas e auxiliar na hidratação de pele e cabelos. Para plantá-la, o solo precisa ser bem drenado e o ambiente deve ser bem ensolarado. No verão, regue semanalmente. Já em épocas de frio, a planta só precisa de água duas a três vezes ao mês.

Rosa do deserto

Essa é a opção perfeita para quem quer ter uma suculenta com flor em casa. A rosa-do-deserto tem forma escultural e precisa de sol em abundância para se desenvolver. De nome adenium obesum, a espécie gosta de água, mas precisa de um substrato bem drenado. A rega pode ser feita de duas a três vezes por semana, em épocas de calor, e apenas uma vez por semana no inverno.

Por Bruna Martins – Casa Vogue