Programa Centelha: estímulo ao empreendedorismo entre jovens

group of multiethnic coworkers discussing startup project on laptops together
Foto William Fortunato

Programa inclui capacitação para aprimorar os projetos inovadores, além de suporte e feedback dos avaliadores

A FAPESP lançou no dia 14 de setembro o primeiro edital do Programa Centelha, de estímulo ao empreendedorismo inovador e disseminação da cultura do empreendedorismo entre jovens.

O programa, que já teve a sua primeira edição implementada em 26 Estados, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi. Em São Paulo, o programa será executado pela FAPESP.

Até 25 de outubro, empreendedores pessoas físicas maiores de 18 anos ou empresas de pequeno porte poderão submeter ideias inovadoras à fase 1 do edital que, se aprovadas, passarão à fase 2, devendo então ser apresentadas em formato de projeto de empreendimento. O programa inclui capacitação para aprimorar os projetos inovadores, além de suporte e feedback dos avaliadores.

Os 50 melhores projetos irão para a fase 3, de elaboração de projeto de fomento, quando o empreendedor passará a contar com apoio de R$ 80 mil divididos entre a FAPESP e a Finep, além de bolsas oferecidas pelo CNPq.

Os projetos selecionados na fase 3 do Programa Centelha também poderão ser elegíveis para o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), garantindo a continuidade dos trabalhos, de acordo com Patrícia Tedeschi, gerente de Pesquisa para Inovação da Fundação.

marketing exit technology business
Foto Rodnae Productions

A expectativa é que o edital Centelha mobilize, principalmente, jovens empreendedores, estudantes de graduação e pós-graduação das universidades paulistas.

A íntegra da chamada do Programa Centelha SP está disponível em https://fapesp.br/15064/centelha-chamada-de-propostas.

Experimento para o PIPE Zero

A FAPESP tem uma década de convivência com a Finep no âmbito da fase 3 do PIPE, de comercialização de produtos de iniciativas inovadoras. O Centelha será um experimento para o PIPE Zero, de apoio à fase inicial do empreendedorismo, afirmou Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, no evento de lançamento do programa.

Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP, lembrou que, desde a Constituição Estadual de 1989, apoiar o desenvolvimento tecnológico está entre as missões da Fundação. A FAPESP lançou várias iniciativas nessa direção, entre elas o PIPE, que permite apoiar empreendedores na fase conceitual da inovação [fase 1], na de desenvolvimento do projeto [fase 2] e na de comercialização do produto [fase 3), em parceria com a Finep. O programa tem ainda uma vertente de treinamento o PIPE Empreendedor e, mais recentemente, criamos o PIPE Invest. Partimos agora para o PIPE Zero, junto com o Centelha, afirmou.

Marcelo Bortolini, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, lembrou que na primeira edição do Programa Centelha foram apresentadas mais de 15 mil ideias por empreendedores de mil municípios. O Centelha apoia a inovação desde a ideia e o protótipo até o produto, antes de sua colocação no mercado. Essa era uma área pouco explorada pela Finep, disse. Na chamada com a FAPESP, a expectativa de Bortolini é receber, na fase 1 da chamada Centelha, cerca de mil ideias inovadoras.

Entre os objetivos estratégicos do programa, de acordo com Bortolini, estão a criação de empresas, o estímulo à conexão de jovens empreendedores com o ecossistema de inovação e a criação de uma cultura de empreendedorismo inovador no país. A metodologia desenvolvida pela Fundação Certi e já testada em Santa Catarina, sublinhou, propicia escala e a transformação de ideias em inovação.

woman in black jacket sitting beside woman in gray sweater
Foto Rodnae Productions

De acordo com Zaira Turchi, diretora de Cooperação Institucional do CNPq, as bolsas oferecidas pela agência estadual ao programa Centelha podem ser concedidas desde o início da chamada. Isso dará um arranque ao programa, comentou.

Não se faz ciência e tecnologia no país se não com São Paulo, afirmou Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI. Informou que é grande a expectativa em relação aos resultados da chamada da FAPESP no Estado. Teremos o Centelha 3, que será programa permanente e servirá de estímulo para ampliar parcerias com as FAPs e com a FAPESP, com quem temos tido parcerias exitosas, afirmou. A experiência da FAPESP é um exemplo para todo o país.

O evento de lançamento pode ser assistido no canal da Agência FAPESP no YouTube.

Por eCycle