Você deveria investir no kettlebell

Ele não é tão comum aqui no Brasil, mas não é nada difícil de encontrar

Se você está cansada de fazer os mesmos movimentos com os pesos de sempre nos treinos, uma dica é apostar nos exercícios com o kettlebell.

Geralmente usado em rotinas para os membros inferiores, o kettlebell também pode ser muito útil em sessões para outras regiões, como o abdômen e as pernas. Saiba mais sobre ele:

O que é o kettlebell?

person holding red kettle bell
Foto Ivan Samkov

O kettlebell não é nada parecido com um halter. Ele tem um formato de sino, com uma alça na parte superior que torna o seu uso um pouco diferente. O cabo, por exemplo, fica fora do seu centro de gravidade, o que ajuda na hora de manipular.

De acordo com o personal trainer Lincoln Cavalcante, criador do método TOP10Rounds, o equipamento surgiu na Rússia antiga (mais precisamente no século XVI), quando os homens queriam competir e mostrar quem conseguia levantar mais peso.

“Atualmente virou febre, seja para os trabalhos de ganho de força, como para o aumento de massa muscular e para a melhora da performance de atletas de diferentes modalidades”, ele diz.

Benefícios do kettlebell

Ao praticar exercícios com o kettlebell, você traz mais intensidade para o seu treino. Além disso, o equipamento trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e até a parte cardiorrespiratória. Contudo, antes de realizar os movimentos, é sempre bom consultar um personal — ele saberá o peso adequado para você e corrigirá possíveis erros de execução.

Por ser um peso livre (ou seja, não precisar de nenhuma máquina de academia para utilizá-lo), Lincoln Cavalcante elenca outros benefícios:

Nivelamento muscular entre os lados direito e esquerdo;

Maior ativação dos músculos estabilizadores, que são aqueles músculos que protegem as articulações;

Bom trabalho dos músculos sinergistas, que são aqueles que auxiliam o músculo principal do movimento.

Por Amanda Panteri – Boa Forma