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Pé no freio: valorização de usados desacelera

É o que aponta a InstaCarro, startup de venda de carros.

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, houve um recuo na valorização dos automóveis seminovos e usados. Em relação a setembro, o valor médio caiu 3% no mês de outubro.

O mês também marcou a queda no número de vendas, segundo relatório da Federação Nacional das Associações de Revendedores dos Veículos Automotores (Fenauto), de 8,5% em relação ao mês anterior.

“Aqui na InstaCarro, que temos contato com mais de 4 mil lojistas espalhados pelo país, sentimos uma desaceleração e fomos checar diretamente com eles o que a motivou. E dois pontos foram os mais levantados. Primeiro, a questão do IPVA. Se os lojistas não conseguem revender o veículo, precisam pagar o valor obrigatório em janeiro, que será mais alto em 2022, devido a valorização da tabela Fipe. Além disso, há a possibilidade de normalização do mercado de carros novos, o que afetaria diretamente o preço dos usados”, explica Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro, em nota divulgada.

volkswagen beetle
Foto Felix Haumann

Taxa de juros

Os lojistas também apontaram que, com o aumento de taxas de juros, as vendas ficam mais difíceis, pois a maioria dos brasileiros contam com financiamento e parcelas que cabem no bolso.

Com a alta inflação gerada por diversas questões econômicas, muitos estão preferindo trabalhar com estoques enxutos, evitando grandes prejuízos.

Veículos acima da tabela Fipe

Mas mesmo com essa desaceleração, alguns veículos ainda estão sendo negociados pela plataforma por valores acima da tabela Fipe. “Em outubro, por exemplo, os preços ainda estão 6% acima daqueles praticados em janeiro deste ano”, aponta Luca.

No Top 10 do ranking da startup, que considera os veículos negociados apenas pela plataforma, o Fiat 500, modelos 2014 e 2012, foram os mais valorizados, com 9% e 8%, respectivamente, em relação a tabela.

Em seguida, o Renault Sandero 2021 (8%), Hyundai i30 2015 (6%), Volkswagen Cross Up 2018 (5%) e Mitsubishi Pajero TR4 2012 (3%). O destaque fica para o sétimo colocado, o Citröen C3 modelo 2007, com mais de 14 anos e que foi negociado por um valor 2% acima da tabela. Complementam o ranking o Fiat Strada 2021, Hyundai Veloster 2013 e Fiat Argo 2022 com 1%.

“A dica para quem deseja vender o carro é que faça isso o quanto antes. Já que ainda há uma valorização nos preços, mas que, segundo os apontamentos dos lojistas, é que vá desacelerando até o final do ano. Podendo até permanecer em 2022, dependendo do andamento do mercado de 0km”, aponta o CEO.

Por Motor Show

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