O impacto da tecnologia no dia-a-dia do trabalhador

woman sitting on wooden desk with laptop
Foto Kampus Production

Como ela pode afetar o bem-estar no trabalho

Durante grande parte do debate sobre IA e automação nos últimos anos, a discussão girou em torno de como os computadores substituirão os humanos no local de trabalho. Não é uma opinião da qual eu compartilho e acredito que é muito mais provável que a tecnologia complemente o trabalho que os humanos fazem.

“Um equívoco comum sobre a implementação de novas tecnologias no local de trabalho é que as relações empregador/funcionário se tornam mais fragmentadas e menos personalizadas, potencialmente culminando em trabalhadores insatisfeitos”, disse Omri Dekalo, CEO da Ubeya, uma plataforma On-Demand Workforce Management.

“Na verdade, vimos o oposto. Vimos novas tecnologias levarem a coisas incríveis, como maior envolvimento dos funcionários e níveis mais altos de satisfação e produtividade, mas na verdade depende de como você a usa e depende do uso da tecnologia que é melhor para você e para o conjunto de circunstâncias exclusivas de sua força de trabalho.”

man wearing black headset
Foto Ola Dapo

Dito isso, no entanto, ambos os lados desse debate tendem a simplificar demais as coisas, como ilustra um artigo recente do Instituto de Tecnologia da Geórgia e da Universidade Estadual da Geórgia. Sua pesquisa teve origem depois que um número crescente de histórias começou a surgir sobre a vida de quem trabalha tanto para empresas de tecnologia quanto em locais de trabalho com alta tecnologia. Assim, os pesquisadores queriam entender melhor como a introdução de tecnologias como a IA no local de trabalho pode afetar o bem-estar dos funcionários.

“O bem-estar do trabalhador tem implicações para toda a sociedade, para as famílias, até para a produtividade”, explicam os pesquisadores. “Se realmente estamos interessados ​​na produtividade, o bem-estar do trabalhador é algo que deve ser levado em consideração”.

Um visual novo

Os pesquisadores argumentam que, embora a substituição de trabalhadores por tecnologia seja universalmente vista negativamente, o uso da tecnologia para complementar os trabalhadores é geralmente visto de forma mais positiva, com os trabalhadores subindo na cadeia de valor para tarefas mais qualificadas que lhes proporcionam maior liberdade e criatividade.

Eles descobriram que as coisas não são tão simples ao analisar o possível impacto que a automação pode ter no local de trabalho em cinco áreas distintas: insegurança no trabalho, carga cognitiva, senso de significado, liberdade do trabalhador e monitoramento externo.

Os pesquisadores analisaram a Pesquisa Social Geral, que contém uma seção sobre o bem-estar do trabalhador, e a partir dos dados de 2002 a 2018, correlacionaram as pontuações de bem-estar com o risco de medições de automação desenvolvidas por Carl Frey na Universidade de Oxford para 402 empregos. O objetivo era ver se havia alguma relação entre o risco da automação e coisas como estresse, insegurança e satisfação no trabalho.

Uma imagem mista

person holding white and black digital device
Foto Cottonbro

A análise revela que, embora os trabalhadores cujo trabalho é afetado pela automação pareçam sentir menos estresse no trabalho, eles também parecem sofrer de problemas de saúde e piora da satisfação no trabalho. Esses riscos foram especialmente proeminentes em funções em que o risco de automação era mais alto.

“Houve algumas contradições interessantes quando exploramos algumas hipóteses diferentes”, dizem os pesquisadores. “Há uma visão otimista sobre mais liberdade no trabalho, mas também há esse conceito de perda de sentido. Talvez você seja um motorista de caminhão, mas agora está apenas sentado no banco do passageiro. Seu trabalho é mais fácil, mas não é necessariamente melhor. O estresse pode diminuir, mas você não tem desafios e acaba não realizando algo realmente significativo.”

Várias histórias de trabalhadores se revoltando contra tais práticas surgiram em livros como “The Techlash”, de Nirit Weiss-Blatt da Universidade da California do Sul, e “Uberland” de Alex Rosenblatt, com tais histórias retirando alguns dos vernizes nus da marcha da tecnologia nos últimos anos.

“Talvez a automação tenha otimizado o seu trabalho, mas agora você está sendo otimizado”, explicam os pesquisadores. ”A cada segundo que você está sendo monitorado, está sendo vigiado, medido. Você não tem nenhuma sensação de segurança no emprego ou, por falar nisso, segurança durante uma pandemia. Talvez seja uma combinação dessas coisas, mas os benefícios relacionados à redução do estresse agora estão sendo eliminados”.

Um processo dinâmico

Os pesquisadores nos lembram que este é em grande parte um processo dinâmico com muitos fatores diferentes interagindo ao mesmo tempo. Por exemplo, embora o estresse muitas vezes seja uma coisa ruim, muito pouco pode levar ao tédio, por isso é importante manter as coisas em equilíbrio.

O que estava bastante claro, entretanto, era que os trabalhadores valorizavam muito a autonomia e, portanto, se a tecnologia reduz a autonomia que as pessoas têm no trabalho, isso provavelmente só produzirá resultados negativos.

“A autonomia é um fator impulsionador do bem-estar do trabalhador”, explicam os pesquisadores. “Uma maneira de os formuladores de políticas ou empresas abordarem os impactos negativos é informar aos trabalhadores o que está acontecendo, capacitá-los ou envolvê-los no processo, para que não sintam que estão perdendo autonomia e apenas sendo supervisionados e comandados por máquinas. O modo como uma empresa envolve seus trabalhadores no processo é realmente importante.”

Eles esperam que, junto com o trabalho de pessoas como Rosenblatt, eles sejam capazes de ajustar as lentes que os legisladores, pesquisadores e as próprias empresas usam ao considerar o impacto de tecnologias como a IA nos trabalhadores.

“Parte da nossa esperança aqui é ajudar os decisores políticos a prestar mais atenção aos impactos futuros e pensar mais sobre o treinamento e a saúde do trabalhador, sobre as restrições e como a automação pode ser usada de diferentes maneiras, não apenas na inovação no atacado.”

Por Adi Gaskell – Forbes Brasil