fbpx

UM BELO JARDIM PARA CADA ESPAÇO

Na coluna anterior, falamos das formas e maneiras que podemos aplicar o design biofílico, que muitos de nós já o praticamos em casa sem ter o conhecimento do termo. Agora, já sabemos da sua importância e o que nos propõe: alinhar a conexão entre nós e a natureza. Vamos fazer este reencontro de maneira consciente e resgatar bons costumes, como ter uma horta ou jardim em casa.

Mais que antes, é importante ter um pequeno recanto, seja em casa ou em apartamento. Nos vasos ou no chão a nossa conexão com a natureza nos traz saúde mental e bem-estar. Observar o crescimento de uma planta, suas cores e texturas, nos tira um pouco fora da rotina em tempo de quarentena é tudo de bom!

Quer ter um espaço para o verde em sua casa?

Além das flores, belas aves vão deixar ainda mais bonito o seu jardim Foto Elaine Lameu

Umas das coisas a se pensar é que tipo de visitante gostaria a de atrair. Passarinhos, beija-flor e borboletas? Existem outras variáveis a se considerar, que aos poucos vamos pensar juntos para formar aquele espaço especial para você e sua família.

Como manter suas plantas em vasos, bonitas e saudáveis?

As plantas em vasos precisam de maior cuidado e manutenção, uma vez que estão isoladas no vaso. A terra, ou substrato, vai perdendo nutrientes e minerais. A água, adicionada para suprir a hidratação da planta, faz com que a terra se compacte tornando difícil a respiração das raízes. Isso mesmo as plantas também respiram pelas raízes, por isso é necessário fazer a troca do substrato, pois permite a aeração.

A planta necessita de estar no local mais apropriado devido sua espécie observar quanto a iluminação, ventilação, temperatura e umidade.

Como saber qual a planta ideal para a sacada do seu apartamento?

As sacadas são um ótimo local nos apartamentos para fazer um jardim vertical, até mesmo colocar um piso como deck e vasos. É possível criar um ambiente muito agradável.

Antes de comprar as plantas, não só para esta opção de jardim para sacada, mas de maneira geral, é fundamental observar quanto de sol bate em sua sacada ou quintal onde pretende plantar.

Temos plantas que podemos classificar com as que gostam de sol pleno, meia sombra e luz difusa. Isso é o básico para acertar na escolha da planta certa para cada local que deseja plantar.

Você tem um espaço no quintal, mas não sabe por onde começar?

Uma boa dica é observar seu quintal, fazer fotos nos três períodos do dia, verifique como o sol se comporta, assim você saberá como escolher as plantas certas para cada cantinho. Depois é só usar a imaginação e compor com várias espécies o seu recanto.

Acompanhe a coluna Planta que Encanta, com dicas de jardinagem e paisagismo. E se você tiver alguma dúvida, pode escrever para mim contato@elainelameu.arq.br

Arquiteta e Urbanista pela Anhanguera- Uniderp (2018), foi Gerente de produção, Fábrica de móveis Matutu Móveis no RJ. É proprietária da Empresa Ojee Criativo; Possui cursos de especialização na área de paisagismo, entre eles Vivencia Oasis – Sete Passos para Mobilização Social, Curso de paisagismo e plantas Ornamentais- Escola Educação 2020 e Curso Formação Integral Jardineiro.net- Método os 5 elementos 2020. Contato elainelameu.arq.br, facebook.com/arquitetaelainelameu; elainelameu.arq.br

%d blogueiros gostam disto: