fbpx

Multiplique suas chances no ENEM

black retractable pen on white printer paper
Siga as dicas de como se preparar melhor para a prova de matemática no ENEM. Foto Antoine Dautry

Estude matemática de forma eficaz

Independentemente do curso almeje, o estudante não vai escapar das provas de matemática, seja no Enem ou nos principais vestibulares. Os cálculos estarão presentes, portanto é melhor se preparar.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), oferece dicas de como estudar matemática de forma eficaz. Ainda dá para recuperar o tempo perdido… venha ver como:

Saiba quais tópicos caem mais

Essa informação permite que você dedique seu tempo àquilo que tem maior probabilidade de ser cobrado e não gaste horas com aulas e exercícios que não aparecem tanto assim.

Para tornar seu estudo ainda mais eficaz, nós preparamos uma lista desses tópicos:

funções de 1º grau e de 2º grau;

progressão aritmética e geométrica;

estatística;

grandezas proporcionais;

porcentagem;

trigonometria;

análise combinatória.

Tire todas as dúvidas

Em alguns casos, nem olhar a resposta no gabarito é suficiente para acabar com as dúvidas. Diante disso, o que você faz? Se simplesmente desiste e parte para o próximo exercício, cuidado! Afinal, uma questão parecida pode cair na prova e, novamente, você vai enfrentar grandes dificuldades para resolvê-la. Então, tire todas as dúvidas antes de seguir adiante com os estudos.

woman in blue denim jacket holding white paper
Fica a dica: é preciso otimizar o tempo de estudo. Foto Joshua Hoehne

Nesse contexto, é muito positivo quando o estudante não tem vergonha de conversar com seus professores. Você teve uma dúvida enquanto estudava em casa? Apresente-a ao professor na próxima aula!

Divida bem seu tempo

Aprender a teoria é importante, mas não adianta muito se você não conseguir aplicar o que aprendeu na prática. A boa notícia é que essa dica vale para muitas coisas na vida. Assim, é preciso otimizar o tempo de estudo, repartindo-o entre rever a teoria da matéria e resolver exercícios práticos.

Uma maneira inteligente de fazer essa divisão é começar pelos exercícios e só voltar para a teoria naqueles tópicos em que você estiver cometendo mais erros. Assim, você aproveita melhor o tempo, em vez de ficar revisando aulas de tópicos que você já domina.

Por SEB (Sistema Educacional Brasileiro) – Catraca Livre

%d blogueiros gostam disto: