WiFi 6: conexão mais veloz e segura

Chegou a hora de investir em um roteador com a tecnologia?

As novas tecnologias têm sido importantes para o desenvolvimento e disseminação das redes sem fio, na qual contribuem para um bom desempenho durante a navegação na web. Uma delas é o Wi-Fi 6, padrão que proporciona conexão mais veloz, capaz de integrar múltiplos usuários de forma simultânea e sem a perda de performance.

De acordo com a Wi-Fi Alliance, dispositivos compatíveis com o Wi-Fi 6 podem chegar a 80% dos equipamentos vendidos em 2022 no mundo, sendo uma das principais apostas do segmento para os próximos anos.

O Wi-Fi 6 tem por propósito conectar equipamentos móveis de forma inteligente, visando evitar interferências e problemas com transmissão de dados, com latência cerca de 75% menor se comparado à quinta geração.

A tecnologia permite até quatro vezes mais taxa de transferência, o que ocasiona Internet mais eficiente. Alexandre Nogueira, Gerente de Vendas da Mercusys, fabricante de dispositivos de rede, explica as principais vantagens de adquirir roteadores sem fio da sexta geração.

man in red long sleeved shirt
Menos lentidão e interferências, maximizando sua navegação. Foto Andrea Piacquadio

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Assine a newsletter do 33Giga

Velocidade

Segundo Nogueira, um dos benefícios de aparelhos Wi-Fi 6 é a alta velocidade de conexão. O especialista comenta que em condições normais, ele consegue alcançar índices que ultrapassam 4.800 megabits por segundo, superando o lançamento anterior que atinge por volta de 850 Mbps.

“Por funcionar nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, ele garante menor lentidão e interferências, maximizando a navegação. Seu rendimento é cerca de 40% maior que a versão anterior, o que permite downloads mais rápidos e uso mais eficaz”, analisa.

Segurança

black woman messaging on modern cellphone
Foto Subiyanto

Roteadores compatíveis com a tecnologia Wi-Fi 6 são considerados mais seguros devido a criptografia WPA3. O padrão de segurança possui diversas melhorias que tornam mais difícil a invasão e o roubo de dados pessoais por hackers.

“As senhas tornam-se mais fortes devido ao aumento da proteção das criptografias. Dessa forma, a exposição a ataques virtuais é menor, afirma Alexandre.

Tecnologia de última geração

O Wi-Fi 6 dispõe de tecnologias sofisticadas que possibilitam maior eficiência, como o MU-MIMO e o OFDMA. O MU-MIMO transmite dados para diferentes dispositivos simultaneamente usando vários fluxos. O OFDMA permite que diferentes dispositivos compartilhem um fluxo de transmissão, aumentando a eficiência.

“Os recursos são fundamentais para garantir uma Internet potente. Com ela é possível realizar transmissões ao vivo sem interferências, assistir filmes em qualidade 8K, e participar de jogos on-line sem se preocupar com lentidão ou lags”, finaliza.

Por 33giga