Monte um “setup gamer” perfeito para você

woman in red dress sitting on chair
Foto Florenz Mendoza

Dicas para que você escolha o melhor processador, placa de vídeo memória e muito mais

Quem é fanático por jogos de computador já deve ter pensado em montar o seu próprio PC. No entanto, montar um setup gamer completo pode não ser uma tarefa fácil. Pensando em te ajudar a montar a uma máquina, este artigo traz dicas para que você escolha o melhor processador, placa de vídeo memória e muito mais. Então, prepare as suas skins e confira como deixar um quarto pronto para qualquer gameplay.

O PC gamer precisa de um ótimo processador

Os processadores, também conhecidos como CPU (Unidade Central de Processamento), atuam como o cérebro da máquina, processando informações e dados que rodam em seu sistema. Alguns até mesmo possuem placa de vídeo integrada. Esse é um dos principais itens de qualquer setup gamer completo e por isso requer bastante atenção.

Sejam da AMD, seja da Intel, ao escolher a CPU esteja atento ao número de núcleos de processamento. Quanto mais núcleos, mais dados serão processados ao mesmo tempo. Neste contexto, os Threads são as linhas de execução. Se o computador tem apenas 10 Threads, então só poderá executar uma ação por vez. Além disso, esteja atento ao cache – uma memória fácil que agiliza a execução de processos repetitivos – e o clock – ou frequência, é a velocidade com que os dados são processados.

Escolha um teclado gamer

O teclado é outro acessório importante tanto para o conforto durante as gameplays quanto para a velocidade de respostas a cada comando. Nesse caso, os teclados mecânicos são as melhores opções, pois possuem interruptores individuais em cada tecla, além de processador próprio. Também possuem um controlador de LED e ROM, permitindo o controle e criação de macros e iluminação personalizáveis.

office internet stream connection
Um ótimo teclado é fundamental. Foto Maik Poblocki

A cor dos switches é outro ponto que você deve ficar de olho. Switches vermelhos indicam que as teclas são mais leves e confortáveis, já os azuis são mais duros e oferecem melhor percepção do acionamento do teclado. Os marrons, por sua vez, são o meio termo.

Compre um mouse para seu estilo de jogo

Precisão, conforto e velocidade, essas são as principais características que um mouse deve ter. Os mouses gamers são excelentes opções que oferecem conforto para longas horas de jogos, precisão ao deslizar e velocidade na resposta de cada clique.

Além disso, a maioria possui botões extras para cada um dos dedos, que podem ser personalizados a fim de agilizar os comandos, podendo trocar de equipamentos, acessar o inventário, ter diferentes golpes em cada tecla e muito mais.

Se você prefere um mouse com mais autonomia e praticidade, por sua vez, não deixe de conferir os modelos sem cabo USB, pois eles são ótimos para jogos. Veja os mais indicados no artigo 10 melhores mouses sem fio de 2021.

Escolha um monitor de boa resolução

Os monitores de tubo já fazem parte de um passado distante e a tendência está nas telas cada vez mais finas. Além de buscar o design mais aconchegante e moderno com bordas ultrafinas, dê maior atenção para a resolução, que, inclusive, deve ser compatível com a placa de vídeo.

a woman playing video game
Monitor de alta resolução faz toda a diferença. Foto Rodnae Productions

Embora uma imagem de 1280x720p tenha resolução HD, com 921.600 pixels, elas estão se tornando ultrapassadas. Hoje, existem monitores com resolução 4k, 3840x2160p, com 8.294.400 pixels de cores na tela. Além disso, a aquisição de múltiplos displays também é algo a ser considerado.

Fone gamer são melhores que os comuns

Outro acessório que não pode faltar em um setup gamer completo é o fone de ouvido, ou melhor, o headset gamer. Aqui, o principal é dar ênfase à imersão que o produto irá proporcionar.

Os mais comuns são aqueles que possuem som estéreo, que são bons, mas outras opções com surround 5.1 e 7.1 oferecem uma melhor experiência devido aos seus múltiplos canais de áudio. Além disso, esteja atento à qualidade (sendo o indicado acima de 32 Ohms), o nível de isolamento, compatibilidade, redução de ruídos e o preço, claro.

Caso ainda esteja em dúvida em relação a qual modelo adquirir, confira o artigo 10 melhores fones gamer de 2021 e escolha o modelo perfeito para o seu hobby.

Escolha uma cadeira gamer confortável

Passar o dia inteiro jogando pode ser tentador e prazeroso, mas não é nada fácil. Principalmente porque ficar sentado na mesma posição durante horas, além de desconfortável, pode ser doloroso.

Desta forma, escolha uma boa cadeira para o seu setup gamer completo. Algumas opções interessantes estão disponíveis na DXRacer. Além de confortáveis e com design ergonômico, a maioria das cadeiras possuem rodas para locomoção, ajuste de altura, ajuste de encosto e apoio para os braços.

Contudo, há vários outros modelos e marcas de cadeiras gamers de qualidade que você não pode deixar de conhecer. Veja quais são as 10 melhores cadeiras gamer de 2021 e escolha o que mais faz o seu estilo.

black flat screen computer monitor on white wooden desk
Mesa e cadeira: conforto e ergonomia são essenciais. Foto Roberto Nickson

Tenha uma mesa gamer de boa qualidade

Outro item indispensável em qualquer setup gamer completo que pode contribuir com conforto e estilo é a mesa. Além da qualidade dos materiais e de sua montagem, procure por aquelas que tenham passagem para os fios. Modelos com ajuste de altura também vão proporcionar boas horas de gameplay sem dores nas costas ou no pescoço.

Essas mesas podem ser mais simples, dedicada principalmente para notebooks, ou mais robustas, com gavetas e espaços para gabinete, teclado, mouse. Escolha conforme necessidade e orçamento. Materiais, como MDP, são mais acessíveis e ainda assim oferecem boa resistência e durabilidade. Também não deixe de conferir se as dimensões correspondem com o ambiente.

Uma boa iluminação faz diferença

A iluminação é geralmente tratada de maneira despretensiosa. Porém, pode contribuir bastante com os resultados das partidas, reduzindo o sono, te mantendo atento, facilitando o acesso às teclas e ao mouse, e proporcionando maior descanso para a visão.

Claro que um ambiente totalmente iluminado pode atrapalhar. Então, procure escolher acessórios, como teclado e mouse que possuam luzes próprias. Outra dica é criar uma iluminação polarizada. Uma luz fraca que fica atrás do monitor, por exemplo, além de acrescentar estilo ao setup gamer completo, reduz o cansaço visual.

Não esqueça da decoração do cenário e LED

Quando o assunto é setup gamer completo, é claro que não poderia ficar de fora a decoração do ambiente. Utilize pôsteres, prateleiras, action figures, HQ’s. Uma grande dica, aqui, é construir uma decoração de LED na parede, acima do monitor, de modo que ela contribua com a iluminação polarizada.

Você ainda pode optar por um gabinete personalizado com muitos LEDs, adesivo e tampa transparente, proporcionando a visão das placas, dando um ar moderno e mais futurista para o setup gamer.

close up view of a man wearing black headphones
Fone gamer são melhores que os comuns. Foto Rodnae Productions

Não pode faltar um mousepad

Outro acessório indispensável que contribui com o desempenho nos games e no design do setup são os pads. Embora o mais comum seja o mousepad, você pode optar por um modelo extragrande, que ocupa uma área maior na mesa, dando mais área de movimento para o mouse e mais simetria ao ambiente.

Independentemente do tipo de mousepad que você escolher, no entanto, opte por acessórios que possuam um design compatível com o ambiente do setup. Isto é, que possuem adesivo e forma personalizada.

Pad para teclado também é essencial para longas horas

Se você não gostar do mousepad extragrande ou por algum motivo preferir os pequenos, ainda pode optar por um conjunto de pads para mouse e teclado. Isso mesmo, pad para teclado. Além de melhorar o design e visual do setup gamer completo, esse acessório proporciona maior aderência e conforto quando apoiar as mãos para descansar, principalmente se você optar pelos ergonômicos.

Escolha uma boa câmera com boa qualidade de imagem

Se você está pensando em montar um setup gamer completo, deve considerar a aquisição de uma boa câmera. Além de permitir maior interação com sua equipe, ela proporcionará uma ótima opção de monetização por meio de lives e serviços de streaming, como a Twitch. Aqui, lembre-se de se atentar a qualidade da imagem e procure por uma webcam com resolução HD, ao menos.

Para quem gosta de streamings, veja um microfone com captação 360º

Por falar em streaming, a escolha de um bom microfone para o setup gamer é muito importante para que seu público tenha mais clareza ao te ouvir, sem chiado ou som estourado. Embora os headsets sejam bons equipamentos com foco em áudio, é possível encontrar alguns que tenham microfones de alta qualidade embutidos. Mas para oferecer a melhor experiência sonora à audiência, o ideal é escolher um microfone de mesa com captação de 360°.

Monte um setup gamer completo para melhorar o desempenho na gameplay

Agora que você já conhece os principais aspectos que deve considerar ao montar um ambiente gamer, poderá jogar com conforto, reunir amigos virtuais e gravar streamings para o seu público. Todos os acessórios e equipamentos são facilmente encontrados em diversas lojas online, alguns mais baratos e outros mais caros dependendo da qualidade e marca. Então, chega de esperar. Monte o seu setup gamer completo e tenha um desempenho ainda melhor nas gameplays.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Por 33giga