Veja eses cursos gratuitos de programação para fazer nessas férias

Cursos de tecnologia para quem quer aprender sem colocar a mão no bolso

Com o fim do ano escolar, as férias trazem descanso e também oportunidades para 2022. Para realizar sonhos antigos ou para aprimorar o currículo, este é um bom período para começar novos estudos e aprender habilidades.

Veja:

1 – Hora do Código

A Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos, oferece a “Hora do Código” para quem quer começara a programar em três módulos.

Segundo divulgado pela instituição, em “Hora de desenhar com código”, é possível aprender a programar desenhos usando JavaScript, criando até mesmo o desenho de um boneco de neve. Já no módulo “Hora de criar páginas Web”, o estudante assimila as páginas web entendendo como criá-las com tags HTML e CSS, para concluir as atividades, pode criar o seu próprio cartão de boas-festas. Também pode conhecer sobre a estrutura dos bancos de dados em “Hora de criar bancos de dados”, no qual também descobre como criar sua própria loja personalizada.

black flat screen computer monitor
Foto Josh Sorenson

2 – Programação em Android

A Escola Virtual da Fundação Bradesco disponibiliza cursos gratuitos on-line de tecnologia, todos emitem certificado final com carga horária e conteúdo programático.

Android – Parte 1: Crie a sua Primeira APP Mobile explica os conceitos de programação do sistema operacional open source (de código aberto), baseado em Linux, que é usado no Android. Com duração de 10 horas, o programa é composto por cinco aulas e uma série de vídeos com exercícios para fixação dos conceitos apresentados.

3 – Ciência da Computação

Igualmente oferecido pela Khan Academy, nesse curso de computação, o aprendizado ocorre em três níveis. Em “Algoritmos”, o aluno adquire noções de busca binária, notação assintótica, algoritmos recursivos, entre outros. Quando passa para o nível “Uma Jornada pela Criptografia”, vai entender sobre cifras, a criptografia antiga e a moderna, além da aritmética modular. Ao fim, em “Jornada à Teoria da Informação”, compreende-se sobre as teorias da informação antigas e modernas.

Por Catraca Livre