440 pessoas receberam qualificação profissional em Campo Grande

smiling male mechanic repairing details in garage
Foto Andrea Piacquadio

Em 2021, a Escola de Qualificação Profissional ofertou 27 cursos gratuitos

Quando o assunto é desemprego, na cabeça de muitas pessoas o grande vilão é a qualificação profissional. Mas, essa realidade tem mudado. A Escola de Qualificação Profissional da Funsat, ofertou somente no ano de 2021, 27 cursos gratuitos, tanto on-line quanto presencial, com um total de 634 vagas abertas, formando e certificando 440 alunos, destes 59 estão no mercado de trabalho e pelo menos 30 pessoas estão trabalhando na área de atuação do curso que foi feito.

A Fundação Social do Trabalho de Campo Grande já na transição de 2020 para 2021 tinha alguns cursos em andamento na plataforma on-line por conta da pandemia, e já no ano de 2021 a Funsat iniciou e concluiu alguns cursos já na modalidade presencial, tanto no prédio da Funsat, como nos prédios de Órgãos que foram parceiros, visando a qualificação das pessoas que buscavam uma inserção no mercado de trabalho.

Foto Divulgação Funsat

De acordo com o Diretor Presidente Luciano Martins, os resultados indicam que o desemprego por falta de qualificação profissional está sendo superado, e que muitas colocações no mercado de trabalho serão feitas se mais pessoas se qualificarem. “Conseguimos certificar 440 pessoas com vários cursos de qualificação, e para nossa alegria 59 delas conseguiram já uma colocação no mercado de trabalho, então sem sombra de dúvidas isso é um sintoma forte de que devemos continuar com os projetos e processos de qualificação e certamente as colocações aumentaram na medida em que conseguimos qualificar o maior número de pessoas”. Cometa Luciano Martins.

Um dos alunos do curso de atendimento ao cliente foi o Augusto Fernando Rodrigues de Castro de 58 anos, Augusto disse que sempre está se qualificando e adquirindo mais conhecimento, para não ficar para trás no mercado de trabalho. “Eu fiquei desempregado por três anos, mas graças a Deus comecei a trabalhar a pouco tempo. Sempre que posso faço curso de qualificação profissional, isso tem me ajudado principalmente na área pública e contato com as pessoas. Ano passado fiz o curso de atendimento ao cliente com a Funsat, e se eu tiver oportunidade farei outros e indico.

Foto Divulgação Funsat

Já o Armando Cerezer Giraldo de 28 anos, não trabalhava na área e viu no curso o começo para uma nova profissão. “Fiz o curso básico, mas para quem está querendo ingressar nessa área é o suficiente, o professor foi muito atencioso e as aulas foram muito produtivas, tanto que já sai do curso direto para um emprego. Eu não trabalhava na área, mas através do conhecimento adquiro estou no mercado de trabalho. Diz Armando.

Os interessados em participar dos cursos gratuitos ofertados pela Funsat devem ficar atentos as divulgações nas redes sociais da Fundação, as vagas são limitadas. De acordo com a Portaria n° 17, 10% das vagas dos cursos ofertados serão para Pessoa com Deficiência e outros 10% para mulheres vítimas de violência.

Por Fabiola Camilo/FUNSAT