Veja aqui cinco razões para ajudar na sua decisão
Quem acompanha atentamente as opções de revestimento para casas e apartamentos já sabe o quanto o piso vinílico tem se tornando relevante nos projetos.
Essas pessoas provavelmente já estão convencidas de que o piso vinílico é o ideal para os seus projetos futuros, mas existem, no entanto, aquelas pessoas para quem este tipo de piso pode ser uma novidade ou gera desconfiança.
Se você não sabe o que é o piso vinílico ou torce o nariz para esse tipo de piso, listamos 5 razões para escolher o vinílico como o próximo piso. Confira:
O que é piso vinílico?
Antes de falarmos especificamente sobre os motivos de ter o vinílico como próximo piso, é importante desmistificar algumas coisas sobre ele, contando sobre do que ele é feito – o que ajuda a explicar porque se trata de um piso mais leve e flexível que os demais.
Quem já ouviu falar dele como “piso emborrachado” precisa saber ele não tem nada de borracha. O vinílico também não tem nada a ver com o laminado, que é um tipo de piso feito a partir de derivados de madeira.
O piso vinílico, na verdade, é composto por PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos.
1. Mais agilidade na instalação
Cada dia de obra é valioso, pois atrasos inflam o orçamento e geram transtornos com o quebra-quebra. Por que não agilizar? O vinílico instalado por profissionais capacitados permite que o tempo de instalação seja mais rápido que a cerâmica, além de gerar menos poeira e sujeira.
Aliás, a instalação do vinílico não é só mais rápida que a cerâmica, como também pode ser instalado sobre a cerâmica e outros tipos de contrapiso. Para avançar ainda mais rápido nas reformas, é possível usar então os vinílicos clicados, flexíveis e rígidos, que podem ser instalados em até dois dias.
2. Mais fácil de limpar
Além de serem antialérgicos e não acumularem fungos ou bactérias, o piso vinílico leva apenas alguns minutos para ser limpo e ainda dispensa o uso de outros produtos que não sejam água e detergente neutro em pequenas quantidades.
A limpeza de rotina demanda esses passos e nada mais: primeiro, é preciso varrer a superfície ou retirar o excesso de pó e alimentos com um pano seco. Depois, diluir detergente neutro em água e aplicar essa solução no piso com pano úmido, secando a superfície na sequência.
Diferente dos clicados, os modelos colados até podem ser lavados. No entanto, um erro muito comum na limpeza do piso vinílico é deixar a superfície com água empoçada – um hábito que pode levar ao descolamento das placas com o passar do tempo.
3. Mais confortável
O piso vinílico absorve consideravelmente o som causado pelo impacto ao caminhar, proporcionando uma acústica mais tranquila e confortável aos ambientes, replicando em casa o sucesso que os vinílicos já fazem em projetos comerciais e corporativos.
Com o vinílico elimina-se o inconveniente “toque-toque” dos passos, comum em superfícies como o laminado. É possível caminhar tranquilamente sem se preocupar com o barulho, até mesmo de salto alto.
Outro detalhe muito importante é o fato do vinílico ser um piso atérmico, ou seja, não é influenciado pela temperatura exterior. Diferentemente dos pisos frios como o porcelanato, ele proporciona mais conforto térmico, qualquer que seja a estação.
Esse tipo de piso é perfeito para caminhar com os pés descalços confortavelmente mesmo nos dias mais frios. Essa característica do piso também contribui para diminuir a sensação de ambiente abafado durante os dias mais quentes.
4. Mais cores, formatos, padrões e texturas diferenciados
Os pisos vinílicos oferecem uma grande variedade de modelos e acabamentos, atendendo aos mais variados e exigentes gostos. As opções vão desde opções modernas coloridas e geométricas até os clássicos padrões amadeirados que podem ser aplicadas no piso, nas paredes e até no teto.
Além de agradável aos olhos, o vinílico pode ser ainda mais agradável ao tato. Quem gosta das texturas da madeira, dos tecidos e das superfícies rústicas, os pisos vinílicos mais sofisticados vão proporcionar uma ótima sensação de aconchego e acolhimento.
5. Mais fácil de trocar
Se for especificado, instalado e conservado corretamente, o piso vinílico é resistente o bastante para suportar com facilidade a rotina de uma residência por anos.
No entanto, todos estão sujeitos ao imponderável e um acidente pode acabar danificando o piso. Diante desta angústia, é bastante provável que as pessoas esperem a mesma agilidade da instalação na troca de piso.
Nos vinílicos, a troca de placas e réguas fixadas por colas adesivas é a mais fácil dentre os tipos de vinílico. Com ajuda profissional, deve-se retirar a placa riscada ou marcada com o auxílio de um estilete apropriado.
Por Renata Jordão – Decor Style