Você ja experimentou o leite de batata?

Saiba por que esta é a nova aposta do mercado e como fazer

Muitos concordam que batata fica boa em qualquer tipo de preparo: assada, frita, gratinada. Agora, o que dizer sobre o leite de batata? Pode ser que muitos torçam o nariz só de pensar, mas essa tem sido uma aposta forte dos adeptos da alimentação saudável, sustentável e consciente.

E tem até empresa sueca pegando carona nessa onda e lançando o produto em caixinha.

Mas aí você deve estar se perguntando: por que fariam leite a partir da batata?

Há tempos as batatas e sua fécula têm ganhado espaço na indústria de alternativas aos alimentos de origem animal para atender aos veganos. Hoje já existem, por exemplo, queijo de batata, pão de queijo de batata e até linguiça com o tubérculo.

Faltava o leite. Afinal, já existe o de amêndoa, de soja, de castanha de caju e por aí vai.

A grande vantagem do leite de batata é que não contém lactose e glúten e, portanto, é adequado para pessoas alérgicas. Mas os motivos para adesão ao esse produto vão além.

Ao contrário do que muitos acreditam, alguns tipos de batatas tem baixo índice glicêmico. Pois é! É o exemplo das batatas asterix e gala. Além disso, possuem altas quantidades de antioxidantes, minerais e vitaminas.

O ponto alto

Além dessas vantagens citadas acima, o destaque para esse tipo de bebida é fica por conta de outro detalhe.

O leite de batata é muito mais sustentável do que qualquer outro leite à base de plantas atualmente disponível.

O cultivo de batatas é, de acordo com a empresa sueca que lançou o produto em caixinha, “muito gentil com o meio ambiente”.

Em comparação com a soja, amêndoas, aveia ou laticínios comuns, as batatas são duas vezes mais eficientes em termos de cultivo o que reduz o impacto climático em 75%.

E em comparação com as amêndoas, as batatas usam 56 vezes menos água para serem produzidas.

Como fazer em casa?

No Brasil, ainda não é possível encontrar o produto em caixinha no mercado, mas dá para arriscar fazer em casa. Para saber mais, acesse HOW TO MAKE POTATO MILK (msn.com) .

Por Catraca Livre