Objetivo pe a conscientização sobre o câncer de cólon e reto
A Câmara Municipal de Campo Grande lançou nesta semana a Campanha Março Azul, mês dedicado à realização de ações de conscientização sobre o câncer de cólon e reto.
A Campanha foi instituída na Casa de Leis por meio do Projeto de Lei nº 10.481/22, de autoria do vereador Dr. Sandro Benites e aprovado em Plenário.
O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.
É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
Conforme dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), do Ministério da Saúde, a estimativa realizada em 2020 é de aproximadamente 40.990 novos casos, sendo 20.520 homens e 20.470 mulheres.
O câncer de intestino é uma doença tratável e frequentemente curável. A cirurgia é o tratamento inicial, retirando a parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos (pequenas estruturas que fazem parte do sistema de defesa do corpo) dentro do abdome. Outras etapas do tratamento incluem a radioterapia (uso de radiação), associada ou não à quimioterapia (uso de medicamentos), para diminuir a possibilidade de recidiva (retorno) do tumor.
Por Paulline Carrilho – Câmara Municipal de Campo Grande