Fábrica está localizada na cidade de Três Lagoas
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou, na última 6ª feira (11.mar.2022), que a fábrica de fertilizantes nitrogenados de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, deve começar a operar em 2 anos. Bento e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmaram que a venda da unidade da Petrobras para o grupo russo Acron está em andamento.
“A empresa russa permanece cumprindo todos os procedimentos contratuais firmados com a Petrobras. E espera-se, como a ministra Tereza mencionou, que em 2 anos essa fábrica esteja em operação produzindo os fertilizantes, tão necessários ao agronegócio brasileiro”, disse Bento
“Até onde eu sei, não mudou nada. O presidente da Petrobras, com quem falei na semana passada, ou no inicio dessa semana, me disse que continua tudo igual, que ele conversou com os compradores. E que não tem nenhum motivo, neste momento, para ser diferente do que estava [acertado]”, disse Cristina.
No início de fevereiro, depois de um anúncio feito por Tereza – que é pré-candidata ao Senado pelo Mato Grosso do Sul -, a Petrobras confirmou que havia chegado a um acordo com a Acron sobre a venda da fábrica. O acerto, no entanto, ainda depende de aprovação pelo Conselho Administrativo da petroleira.
Com as construções paralisadas, a UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III ) é considerada, pelo setor de fertilizantes, “a joia da coroa”. Segundo a Petrobras, 81% da obra da fábrica está concluída. Quando começar a operar, a unidade terá capacidade de produzir, diariamente, 3.600 toneladas de ureia e 2.200 de amônia.
Por Murilo Fagundes – Poder360