Assembleia Legislativa irá sediar o evento em formato híbrido
As demandas pela água têm aumentado significativamente em função das secas, do desperdício e da falta de consciência que se trata de um recurso limitado. À medida que o mundo enfrenta um futuro hídrico incerto, a população tem lidado com a escassez. O III Seminário Estadual das Águas, que acontecerá na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), no próximo dia 21, discutirá os desafios, estratégias e sucessos sob o tema central “Águas Urbanas e o Zoneamento Ecológico Econômico”.
Instituído pela Lei 4.878/2016, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, o seminário acontecerá das 8h às 17h, de forma híbrida, com mesa presencial e público online. O evento será transmitido pelo Canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).
“Esse é um tema de grande importância e precisamos ampliar o debate sobre os recursos hídricos, sua proteção e preservação, além das questões sanitárias que fazem parte do tema. A participação de todos é fundamental e toda a comunidade pode participar”, ressalta Câmara.
Confira a programação:
8h30: Abertura
10h: Zoneamento Ecológico Econômico e Recursos Hídricos – Maria Helena da Silva Andrade e Sueli Santos Teixeira
10h15: Zoneamento Ecológico Econômico e Recursos Hídricos no Mato Grosso do Sul – Fabio Ayres
10h55: O Uso de Geodesing como Ferramenta para o Zoneamento Ecológico e Econômico – Ana Clara Mourão Moura
11h25: Debate
14h10: Recursos Hídricos e Processos Urbanos – Synara Broch e Leandro Guimarães Bais Martins
14h25: Drenagem Sustentável – Carlos Eduardo Morelli Tucci
14h55: Marco Legal do Saneamento: Novo paradigma ambiental e urbano – Thiago Pereira Vieira
15h25: Campo Grande e o Encontro das Águas – Berenice Maria Jacob Domingues
Workshop
Na sexta-feira (25), as ações da Semana Estadual serão encerradas com o workshop “Compromissos e Contribuições das Instituições de Ensino Superior para a Manutenção da Qualidade dos Recursos Hídricos em Mato Grosso do Sul”. O início está previsto para 9h e também será transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis.
“Nossas universidades são referência em todo o Estado e a contribuição dos nossos pesquisadores, alunos e professores é fundamental na promoção da preservação dos recursos hídricos”, destaca Renato Câmara.
A participação nos eventos é gratuita, mas é necessária inscrição. Para isso, acesse aqui.
Por Heloíse Gimenes – ALEMS