Receita de desodorante natural

Se você está procurando um desodorante que não agrida a sua saúde aqui está uma solução

Você está cansado de experimentar desodorantes naturais que simplesmente não parecem fazer o trabalho? Ou acabou de usar antitranspirantes fortes que contêm produtos químicos potencialmente nocivos? Você não está sozinho.

Desodorante e antitranspirante são termos frequentemente usados de forma intercambiável, mas na verdade descrevem dois produtos únicos.

A essência do desodorante é eliminar o odor das axilas, embora não impeça a transpiração. Os desodorantes comprados em lojas geralmente são à base de álcool para aumentar a acidez da pele, algo que as bactérias causadoras de odor não gostam.

woman wearing blue strapless dress holding white and gray plastic bottle
Foto Godisable Jacob

Eles também costumam conter perfume para esconder qualquer cheiro e funcionam de maneira um pouco diferente, pois contêm ingredientes para absorver a umidade em vez de evitar a transpiração

Os antitranspirantes, por outro lado, bloqueiam temporariamente os poros do suor. Eles normalmente contêm compostos à base de alumínio, que é o ingrediente que reduz a transpiração. Há uma preocupação em torno da ideia de a pele absorver esses compostos de alumínio e os efeitos colaterais que isso pode causar.

Outro elemento contraditório dos antitranspirantes é a preocupação de que eles bloqueiem o processo de sudorese, que é uma das formas naturais do corpo de se livrar das toxinas.

Se você está procurando um desodorante que não agrida a sua saúde, com um pouco de pesquisa e criatividade em casa você consegue encontrar uma solução.

1. Desodorante calmante de bicarbonato de sódio e lavanda

Este desodorante DIY usa uma variedade de ingredientes naturais que hidratam a pele e possuem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

O bicarbonato de sódio é um ingrediente comum em desodorantes naturais. Este produto antigo e multiuso é comumente usado na culinária, limpeza e prevenção de odores. Sua capacidade de absorver o mal cheiro o torna um aditivo eficaz para ajudá-lo a se sentir fresco por mais tempo.

Porém o ingrediente não é para todos, pois pode irritar peles sensíveis e tem uma tendência a deixá-las mais secas. Mas não se preocupe, um desodorante caseiro natural ainda pode ser eficaz sem bicarbonato de sódio. Existem vários ingredientes alternativos que podem ser adicionados no seu lugar, incluindo vinagre de maçã, amido de milho ou hamamélis.

Ingredientes

1/4 xícara de manteiga de karité

2 colheres de óleo de coco

3 colheres de sopa de cera de abelha

3 colheres de bicarbonato de sódio

2 colheres de sopa de amido de araruta

20 gotas de óleo essencial de lavanda

10 gotas de óleo essencial de tea tree

Modo de fazer

Prepare um banho-maria com cerca de ¼ de água. Leve ao fogo médio e, em seguida, adicione a manteiga de karité e o óleo de coco na panela superior, mexendo ocasionalmente. Quando a manteiga de karité e o óleo de coco derreterem, coloque a cera de abelha e mexa com frequência até que todos os ingredientes estejam líquidos.

Retire a tigela do fogo e acrescente rapidamente o bicarbonato de sódio e a farinha de araruta, misturando tudo. Junte os óleos essenciais e, em seguida, mexa todos os ingredientes. Despeje a mistura em um frasco e deixe o produto solidificar à medida que esfria. Para a aplicação, retire uma pequena quantidade do desodorante do frasco, esfregue entre os dedos e aplique nas axilas conforme necessário.

Por casa.com.br