Sua atividade física pode ser muito mais divertida

Praticar qualquer atividade física pode diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas

Ok, já sabemos que é vital mantermos o corpo ativo. Mas o que fazer quando você tem dificuldades de encontrar prazer em se exercitar? Sabemos que é questão de buscar uma prática que você gosta – e que essa prática não necessariamente tem a ver com a academia -, e ainda é possível colocar um pouco mais de atividade no seu dia a dia, tornando o movimento corporal em hábito orgânico e divertido… Mas por onde começar?

Por que manter o corpo ativo?

Praticar qualquer atividade física – qualquer mesmo, vale até limpar a casa ou andar até o trabalho -, pode diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes, a hipertensão, alguns tipos de cânceres e até eventos agudos, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

“Quando nós falamos em exercício físico, a atividade física com o intuito de melhorar ou manter a saúde no geral, os benefícios são ainda maiores, podendo controlar quadros ansiosos e depressivos, ajudando no processo de emagrecimento, e também na melhora da composição corporal”, explica o Dr. Walid Nabil Ourabi, médico do esporte e especialista em emagrecimento. 

Como tornar a atividade física divertida (sem precisar ir à academia). Aí vão algumas dicas:

Pule corda

Que tal reviver essa prática da infância? Pular corda é um exercício que pode ser feito em qualquer lugar (desde que tenha um mínimo de espaço, claro) e é uma ótima forma de se movimentar e trabalhar o corpo inteiro.

Faça trilhas

Mais do que uma simples caminhada, fazer trilhas soma o útil ao agradável: movimenta o corpo e você ainda explora um cenário natural. Essa é uma ótima ideia tanto para você conhecer mais do lugar onde vive, quanto para conhecer lugares novos, quando se viaja. 

Use um aplicativo

E deixe que ele diga o que fazer! Na dúvida, é comum desistirmos de fazer qualquer coisa, mas existem aplicativos que oferecem ideias de treinos gratuitamente e tiram você do lugar-comum. 

Contraindicações para o exercício físico

Vale lembrar que o exercício físico possui contraindicações. “O mais importante é respeitar seu corpo e seus limites”, aconselha a educadora física Vanessa Furstenberger. “O corpo sempre dá sinais de quando estamos ultrapassando aquilo que somos capazes de fazer.”

Escolher uma prática prazerosa também é essencial para que o exercício não se torne um sacrifício, mas, sim, um hábito que colabora para o bem-estar e a saúde geral.

“As contraindicações e cuidados vão depender de cada modalidade e também das condições de saúde de cada um”, diz o Dr. Walid. “Por isso, check ups são muito bem-vindos, além de acompanhamento com um profissional da área para prevenir lesões e otimizar os resultados.”

Por Marcela De Mingo – Boa Forma