PCD: app facilita acesso ao transporte coletivo em Campo Grande

Reprodução

“Todos no Ônibus” foi desenvolvido pela AGETEC em conjunto com a Agetran e o Consórcio Guaicurus

Pessoas com deficiência visual, mobilidade reduzida ou que utilizam cadeiras de rodas podem baixar o aplicativo “Todos no Ônibus”, que tem como objetivo facilitar o acesso dessas pessoas no transporte público.

O sistema foi desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação – AGETEC em conjunto com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran e o Consórcio Guaicurus.

O aplicativo possui respostas audíveis aos toques e transcrição dos textos em áudios para deficientes visuais.

Para utilizar o serviço basta os cidadãos com deficiência atualizarem os dados pessoais no Consórcio Guaicurus, caso necessário e realizar o cadastro do CPF para login. Baixar o aplicativo “Todos no Ônibus”, fazer o login pelo CPF, acessar o aplicativo em raio de até 50 m de distância do ponto de ônibus e escolher a linha que irá utilizar.

“A pessoa faz o cadastro com nome dele, registra o ônibus que vai pegar e então, o motorista daquele ônibus recebe a notificação. Quando o transporte chegar no ponto, vai poder auxiliá-lo da melhor maneira possível. Se é um deficiente visual ou de baixa visão, por exemplo, o motorista chama pelo nome e avisa que o transporte chegou”, explica o Diretor Presidente da Agetran, Janine Bruno.

O serviço é em conformidade com a Lei Nº 13.460 de junho de 2017 que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Por PMCG