Mais uma ferramenta contra fake news nas eleições 2022

internet connection technology travel
Foto Solen Feyissa

Twitter informa que tweets com informações confiáveis serão colocados em um destaque especial

Para as eleições deste ano, os perfis dos candidatos no Twitter serão sinalizados e os tweets com informações confiáveis serão colocados em um destaque especial sobre eleições, nos “Moments”. Esta nova iniciativa é uma parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e vista combater, principalmente, a desinformação e combater fake news na plataforma.

O Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que o Twitter aderiu, cria uma “força tarefa” com as principais redes sociais para combater a propagação de notícias falsas durante as eleições. Uma campanha semelhante a essa aconteceu nas eleições dos EUA.

Para isso, o Twitter contratou uma equipe de especialistas para garantir a funcionalidade das novidades, como a Daniele Kleiner Fontes, que é advogada e a nova líder da área de Políticas Públicas. Em entrevista à Folha de S. Paulo, ela afirma que o “primordial é garantir que o debate no Twitter não prejudique o exercício e a responsabilidade das pessoas em relação ao voto.”

E é assim que deve ser. Veja abaixo as principais novidades da plataforma para as eleições:

close up photo of woman in black blazer
Candidatos nas próximas eleições serão vigiados de perto pelo TSE. Foto Mikhail Nilov

1. Perfil dos candidatos será sinalizado

Não é novidade para ninguém que as redes sociais são uma maneira do eleitor acompanhar o candidato, e o Twitter é uma ótima plataforma de comunicação entre ambos. Os perfis dos candidatos contarão com uma etiqueta que sinalizará que ele estará na disputa por um cargo. Segundo Kleiner, o objetivo é facilitar essa ponte com o eleitorado.

O TSE fornecerá as informações necessárias sobre quem está concorrendo e para qual cargo. A princípio, apenas candidatos de cargos federais, como presidente, senadores e deputados federais, receberão a etiqueta, que inclusive, não será opcional.

2. Seção de informações

Todas as informações confiáveis estarão reunidas para contextualizar o usuário sobre as eleições e estará disponível na aba de “tendências”, “explorar” e também nos resultados da ferramenta de pesquisa.

3. Política de Integridade Física

Com essa política, a rede poderá reduzir a entrega e também sinalizar conteúdos que podem espalhar desinformação, induzir o usuário ao erro, manipular suas escolhas e entre outras coisas que podem prejudicar o eleitor e o processo eleitoral seguro. Sabe quando a galera propaga informações falsas sobre as urnas eletrônicas manipularem os resultados? Este pode ser um exemplo.

Existem publicações confiáveis na rede, e por isso, a política prevê impulsionar a abordagem educativa. O Twitter já conta com uma função para denunciar conteúdos que violem a política, mas ainda está em fase de testes no Brasil. A rede social poderá manter essa medida mesmo depois das eleições.

4. Campanhas educativas e treinamentos

Com o objetivo de aproveitar o melhor que as ferramentas podem oferecer, o Twitter realizará treinamentos para os funcionários do TSE e dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). Jornalistas, partidos políticos, organizações da sociedade civil, autoridades e agências de checagem de fatos também devem ter a oportunidade de receber esse treinamento.

Por Bruna Nunes – Capricho