Governo de Mato Grosso do Sul garante 163 pontes de concreto construídas até o final 2022

Foto Chico Ribeiro

Pré candidato ao governo do estado Eduardo Riedel informou que as obras estão sendo implementadas em diferentes regiões do Estado

A Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos), informou que o investimento em implantação, restauração e construção das pontes de concreto chegaram a quase R$ 2 bilhões desde 2015. “Estes empreendimentos ajudam principalmente na época de chuva no Estado, em que os níveis dos rios ultrapassam a cota de emergência nas regiões mais baixas, o que torna estas obras vitais à população”, afirma Riedel.

Segundo o pré-candidato, a manutenção e ampliação do programa “Mais Pontes” será uma das prioridades dos próximos anos na área de infraestrutura. “A troca de pontes de madeira por concreto dá mais segurança e facilita o acesso a diferentes locais, assim como escoamento da produção”, complementa.

Eduardo Riedel (a direita de camisa branca) visitou as obras ainda como secretário. Foto Saul Schramm (arquivo)

Atualmente, são 24 obras espalhadas em diferentes regiões, com um investimento de mais de R$ 61 milhões por meio do programa “Mais Pontes”, que tem o objetivo de fortalecer a logística e impulsionar a economia do Estado.

Entre as obras em andamento está a construção de duas pontes de concreto sobre o Vaz da Margarida e Córrego Mutum, dando acesso a Porto da Esperança, em Corumbá. O Investimento chega a R$ 7,4 milhões.

Na rodovia MS-347 estão as obras de duas pontes sobre o córrego Taquarussu (entre Anastácio e Nioaque) e Rio dos Irmãos (Dois Irmãos do Buriti), no valor de R$ 4,6 milhões. Já entre Bandeirantes e Rochedo a população vai dispor de uma estrutura de 40 metros de extensão sobre o córrego Barreiro (R$ 2,9 milhões).

Com foco na Rota Bioceânica, a região de fronteira também está sendo contemplada com pontes de concreto. Em Porto Murtinho são duas estruturas. A primeira sobre o Rio Tereré, na MS-267, no valor de R$ 2,1 milhões.

E a segunda é sobre o Rio Branco (55 metros de extensão), com investimento de R$ 2,3 milhões. A cidade é estratégica para ligar o Estado ao Paraguai e assim seguir pelos países da América do Sul até o Oceano Pacífico, na chamada Rota Bioceânica.

Em Japorã são três pontes de concreto na MS-386, no valor de R$ 4,1 milhões, sobre os córregos Dourados, Pacova e Da Lata. Já na divisa entre Iguatemi e Japorã são mais R$ 4,8 milhões na construção da ponte sobre o Rio Iguatemi.

Foto Saul Schramm (arquivo)

Turismo e economia

Para contribuir com o turismo do Estado e com a economia local, em Bonito tem a construção da ponte sobre o Rio Bacuri, em estrada do Quati, no valor de R$ 1,5 milhão. A estrutura conta com uma extensão de 50 metros e 4,50 de largura. Em Rio Negro são mais duas pontes, que juntas somam R$ 3,6 milhões. Elas estão sendo implantadas sobre o Rio do Peixe e Rio Negro.

Já em Rio Verde do Mato Grosso o investimento é de R$ 1,7 milhão, em uma ponte de concreto de 50 metros de extensão sobre o Rio Verde. Miranda também foi contemplada com ponte de concreto na via urbana, em estrutura sobre o córrego Vilas Boas, no valor de R$ 1,6 milhão.

Em pleno desenvolvimento, devido a chegada da fábrica da Suzano, Ribas do Rio Pardo recebe uma ponte sobre o córrego Viga, no valor de R$ 1,5 milhão, com 30 metros de extensão e 5 de largura. Em Maracaju as obras estão adiantadas na ponte sobre o correto Sete Voltas, que fica na MS-162.

Também segue em andamento outras pontes nos municípios de Ivinhema, Jateí, Caarapó, Dourados, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Cassilândia. Desde 2015 o Governo do Estado já investiu mais de R$ 1,8 bilhão para implantar pontes de concreto. A meta é entregar 163 até o final de 2022.