Conheça a reestilização da picape, no interior e exterior
Apresentada em 2015, a Renault Duster Oroch nunca passou por uma mudança profunda. A picape monobloco, apresentada poucas semanas antes da Fiat Toro, muda até de nome com uma reestilização e novidades mecânicas, como novo motor 1.3 turbo e mudanças no conjunto 1.6 aspirado. A Renault Oroch 2023 começa a ser vendida com preços entre R$ 105.800 e R$ 137.100.
Agora separada do Duster até no nome, a Oroch 2023 é uma reestilização da picape, no interior e exterior, que pretende a recolocar em uma boa posição neste mercado, que deve se agitar ainda mais em 2023, com a chegada da Chevrolet Montana. Vamos aos detalhes da nova Renault Oroch 2023.
O que muda?
Diferente do Duster em 2020, a Oroch não muda de geração. Não tem mudanças em estamparia, plataforma ou estrutura como o SUV teve, e nem a própria Renault a coloca como uma nova geração. A reestilização trouxe novo para-choque dianteiro, novos apliques laterais (na versão Outsider) e nova grade na dianteira, e novas lanternas escurecidas e um escrito Oroch destacado na tampa na traseira. As rodas também são novas, ainda em 16″.
Se por fora a mudança é até leve pelo tempo de mercado da Oroch, o interior sim é totalmente renovado. Mistura elementos do Duster e Captur em uma solução local, desde o dashboard próprio, com elementos do Duster como as saídas e comandos de ar-condicionado, uma central multimídia de 8″ elevada e o painel de instrumentos baseado no Captur, com a tela central para velocímetro e uma para o computador de bordo.
Os acabamentos das portas são semelhantes ao do Duster, até mesmo as maçanetas e tecidos. O volante segue a identidade que a marca aplica desde a reestilização do Sandero, assim como a chave canivete – não há partida por botão nem mesmo na Outsider, a topo de linha. Resolve os problemas de ergonomia da antiga Oroch, apesar de ainda ter algumas deficiências.
Na parte mecânica, a versão Outsider recebe, como esperado, o motor TCe 1.3 turbo, de 162/170 cv e 27,5 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático CVT com simulação de 8 marchas – substitui o antigo 2.0 com o câmbio automático de 4 marchas, ausente já há algum tempo na linha. Segundo a Renault, faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
Para as versões abaixo, a surpresa: mantém o motor 1.6 SCe aspirado, de 118/120 cv e 16,2 kgfm de torque, com um novo câmbio manual de 6 marchas, inédito no Brasil, mas não oferta a opção CVT, como o Duster. Toda a parte de suspensão e direção foram recalibrados, assim como a chegada dos controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e sistema anti-capotamento. Ambos os motores possuem start-stop de série e o modo ECO de condução.
Como é uma picape, a caçamba tem capacidade entre 650 kg (Intense e Outsider) e 680 kg (PRO), ou 683 litros. O ângulo de entrada é de 27,5º, saída de 22,4º e altura do solo de 212 mm. Veja a tabela de consumo, segundo o Inmetro.
Preços e equipamentos
A Renault Oroch 2023 será vendida em três versões: PRO, Intense e Outsider, sendo as duas primeiras com o motor 1.6 SCe com câmbio manual de 6 marchas e a Outsider com o 1.3 turbo TCe com câmbio CVT de 8 marchas simuladas, todas com tração dianteira – a opção 4×4 não é considerada para o Brasil, mas existe na Argentina ao menos antes da reestilização. Veja equipamentos e preços:
Renault Oroch PRO 1.6 MT6 2023 (R$ 105.800): ar-condicionado, direção eletrohidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, protetor de caçamba, alarme, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas;
Renault Oroch Intense 1.6 MT6 2023 (R$ 111.300): PRO + rodas de 16″, sistema multimídia com tela de 8″ e espelhamento sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras no teto com capacidade de até 80 kg e parachoques na cor do carro.
Renault Oroch Outsider 1.3T CVT 2023 (R$ 137.100): Intense + ar-condicionado automático digital, sensor de chuva e de luz, detalhes em preto brilhante, apliques nas laterais, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha, grade no vidro traseiro, bancos em revestimento premium, rodas de 16″ diamantadas.
Por Leo Fortunatti – motor1.com