Ações da empresa caíram 27% no início das negociações nesta quarta-feira (20)
Após registrar a perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022, o primeiro declínio em mais de uma década, as ações da Netflix caíram 27% no início das negociações desta quarta-feira (20).
A queda na bolsa representa uma perda de cerca de US$ 42 bilhões em valor de mercado e ocorre em meio a uma série de mudanças adotadas pelo serviço de streaming para conter a migração de clientes para outras plataformas.
Analistas apontam que se a tendência de queda persistir, a Netflix está prestes a se tornar a ação com pior desempenho este ano conforme os índices S&P 500 e Nasdaq 100. A expectativa é de que mais 2 milhões de clientes deixem o serviço no segundo trimestre, atualmente, a plataforma possuía 221,6 milhões de assinantes.
Com o salto na inflação, os consumidores estão atentos aos gastos extras, cancelar serviços de streaming é uma maneira rápida de economizar dinheiro, aponta Russ Mould, especialista em investimentos.
Novo plano com anúncios
A queda no número de clientes, inclusive levou a Netflix a introduzir um plano menos caro e com anúncios, um modelo parecido com o adotado pelas rivais Hulu e Disney+.
“Está bem claro que está funcionando para o Hulu, a Disney está fazendo isso, a HBO fez isso. Não temos dúvidas de que funciona”, disse ao Engadet o co-CEO da Netflix, Reed Hastings. Hastings explicou que a ideia é oferecer aos consumidores que não se importam em assistir anúncios a opção de pagar menos pelo serviço.
Vale lembrar que a empresa também pretende reprimir usuários que compartilham suas senhas. Em março, a Netflix começou a testar no Chile, Costa Rica e Peru um recurso que permite aos assinantes adicionar dois membros usando o mesmo login por US$ 3, cerca de R$ 14 na cotação atual.
Por fim, o executivo afirma que anúncios serão adicionados como opção, ou seja, os membros que preferirem poderão pagar pela assinatura completa, dispensando a exibição de propagandas.
Por Olhar Digital