Cidade ocupa a 8°posição no Ranking das Capitais brasileiras
Campo Grande manteve o saldo positivo de 1.779 criações de novos postos de trabalho formal. Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), todos os cinco segmentos econômicos fecharam positivos, porém, o saldo referente ao mês de março foi menor do que em fevereiro, e em dois dos setores de maior potencial de geração de emprego houve uma leve queda na contratação de mão-de-obra (setor de Serviços e Construção), por outro lado, houve um aumento no setor da Indústria, que fechou o mês com 102 novos postos criados.
O Diretor Presidente Luciano Martins comemorou aos números. “Em março, Campo Grande-MS teve um crescimento de 0,83% sobre o saldo de estoque de empregos em relação ao saldo acumulado de 2021. Durante o mês foram criados 1.779 novos postos de trabalho, mais pessoas com emprego formal, mais comida na mesa, mais dignidade”. Disse Luciano Martins.
Com relação ao saldo acumulado do ano, a Capital nos três primeiros meses criou 4.565 postos de empregos que foram ocupados praticamente em paridade por homens (2.196) e mulheres (2.369). E quase 50% dos postos de empregos formais foram ocupados por jovens com faixa etária dos 18 a 24 anos (2.158 postos), demonstrando com isso a geração de oportunidade para aqueles que buscam do primeiro emprego em nossa Capital.
Ainda de acordo com Luciano Martins, os números demonstram sobretudo a confiança do mercado local, a demonstração de que com empenho e das parcerias entre o poder público e iniciativa privada, é possível romper com as barreiras sociais que foram agigantadas pela pandemia.
Já no Ranking das Capitais, com relação ao saldo de emprego registrado, Campo Grande/MS permanece na 8ª posição ficando à frente de capitais como Goiânia/GO (9ª posição) e Cuiabá/MT (10ª posição).
Desempenho da Coordenadoria de Vagas e Emprego da FUNSAT, em março de 2022
O mês de março de 2022, conforme os indicadores de atendimentos da Agência de Emprego da Fundação, 2.016 pessoas interessadas em inserir-se no mercado de trabalho de Campo Grande-MS procuraram atendimento.
Durante o mês foram recebidas 399 novas inscrições de trabalhadores no sistema de intermediação de vagas, e foram captadas 843 vagas e realizados 2.345 encaminhamentos de candidatos para entrevistas. Obtivemos o saldo de 130 trabalhadores formalmente contratados no mercado de trabalho local. Foram recebidas e cadastradas 900 requisições de Seguro Desemprego e emitidas 627 carteiras de trabalho.
A FUNSAT tem como missão contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, contribuindo com a prática da responsabilidade social e empresarial. Além, de assegurar e oportunizar o acesso a qualificação e inclusão no mercado de trabalho em condições justas as pessoas com deficiência (PcD), sendo assim 183 pessoas foram encaminhadas para o mercado no acumulado dos últimos três meses.
Por Fabíola Camilo/FUNSAT