Aquela viagem romântica para você fazer em qualquer fase da sua vida a dois

Do namoro à maturidade, opções não faltam em diversos lugares do Brasil e do mundo

Qual é o melhor lugar para uma viagem romântica? Saber para onde ir a dois em um fim de semana ou na lua de mel intriga mesmo qualquer um. Afinal, as diferentes fases do relacionamento são importantes. Por isso, a escolha do destino e, principalmente, dos hotéis para curtir cada momento ganha um valor especial.

A nossa seleção com os melhores destinos para uma viagem romântica leva em consideração as transformações pelas quais muitas relações passam. Esqueça a ideia um tanto preconceituosa de que essas mudanças sejam para pior. Não tem essa de game over, pelo contrário. Viajar a dois ajuda a arejar, renovar e trazer novas experiências ao casal.

Início de namoro

Zorah Beach Hotel, no litoral do Ceará. Foto Nathalia Molina

Para causar boa impressão na hora de curtir aquele momento em que a paixão está começando, nada melhor do que sol, céu azul e mar. No litoral do Ceará, o Zorah Beach Hotel é um pedacinho asiático diante do Atlântico. Além da ótima gastronomia, algumas suítes têm piscina privativa e hidro dentro do quarto, perfeitas para quem valoriza cada momento de intimidade.

Pedido de casamento

Jaguaribe Lodge. Foto Nathalia Molina

A decisão de dar mais um passo na vida a dois requer um momento muito especial, com foco total no parceiro. Um lugar pequeno e charmoso como o Canto do Irerê se encaixa nesta situação. Nada além de 8 suítes neste hotel-boutique localizado em Atibaia, a 60 km da capital paulista. Confira mais opções de hotel romântico em SP no litoral e no interior.

Se você deseja anunciar aos quatro ventos sua intenção, talvez um bom lugar seja o Jaguaribe Lodge, em Fortim. Integrante da Associação Roteiros de Charme, ele fica a 140 km de Fortaleza, capital do Ceará. Erguido sobre dunas e utilizando madeira e palha, seus bangalôs voltados ao mar são beijados e abraçados pelo vento abundante, característica do litoral cearense.

Lua de mel

Checkpoint Charlie, em Berlim. Foto Nathalia Molina

Se o casamento vai incluir igreja, altar, festa ou nada disso, pouco importa. A relação atingiu outro patamar, então por que não fazer uma viagem romântica internacional? Aproveite a cumplicidade recém-estabelecida para encarar os primeiros desafios da nova vida, como a ida para um destino fora dos convencionais. Berlim e Montréal são boas pedidas.

A capital da Alemanha reúne intensa vida cultural e noturna, além de ter restaurantes estrelados. Localizado no bairro central e mais turístico da cidade, o NH Collection Berlin Mitte fica a uma curta caminhada do histórico Checkpoint Charlie. No Canadá, a cidade de Montréal guarda o charme de suas raízes francesas combinado com uma urbanidade contemporânea. A Catedral de Notre-Dame fica próxima do hotel Intercontinental Montréal.

Com filho e muita paixão

Hotel Toriba, em Campos do Jordão. Foto Nathalia Molina

Não é a chegada de uma criança que pode esfriar a relação. Nesta nova fase da vida dá para viver momentos de casal em lugares como o Hotel Toriba, em Campos do Jordão. Nele, há muito espaço para diversão em família, um time que se encarrega de entreter meninos e meninas com jogos e atividades, além do friozinho da Serra da Mantiqueira – ideal para beber um vinho à beira da lareira, com ou sem fondue. Fora do hotel, há pelo menos 5 opções de passeio ao ar livre para fazer com criança.

Maturidade

Pousada do Sandi. Foto Nathalia Molina

Filhos crescem. Em geral, esta etapa de transformação traz mais tempo para alguns casais. A vida a dois ganha novos contornos. Pressa para quê? Um amor que atravessa o tempo merece dois destinos que valorizam cantos e espaços da história. Tiradentes e Paraty revelam impressionante frescor em pousadas e hotéis que primam pelo conforto, pela boa comida e pela hospitalidade.

Pequena Tiradentes e Dom Quixote são opções de pousadas em Tiradentes. Hospedando-se no centro histórico e fora dele dá para conhecer e desfrutar de uma das cidades mais encantadoras de Minas Gerais. Em um roteiro em Tiradentes não faltam atividades, restaurantes de comida típica, ideias de compras e o que fazer nos arredores do município mineiro.

No litoral sul do Rio de Janeiro, a Pousada do Sandi em Paraty é um hotel de charme tradicional, localizado dentro do centro histórico. Assim como Tiradentes, seu apogeu está intimamente ligado ao Ciclo do Ouro. Hoje é um destino turístico reconhecido pela Festa Literária Internacional que organiza anualmente e pelo título de Cidade Criativa da Gastronomia. Uma maneira de comprovar esta qualificação concedida pela Unesco é saber onde comer em Paraty, já que há na cidade restaurantes de estilos e influências diferentes.

Viva a vida

Fasano Boa Vista Foto Nathalia Molina

Vocês experimentaram uma vida intensa, mas ainda há espaço para novas descobertas. Viajar a dois durante a semana é uma vantagem dessa fase. E um certo conforto financeiro talvez permita cometer alguma extravagância nesta etapa. Como pernoitar em um hotel com o selo da Brazilian Luxury Travel Association, por exemplo.

A cerca de 1 hora da cidade de São Paulo, o Fasano Boa Vista é o hotel de campo do tradicional grupo hoteleiro de luxo. Isto fica nítido na qualidade e refinamento do que é servido em cada refeição. Espere a todo tempo pela hospitalidade de primeiro nível, algo que também se estende ao Spa Fasano. Alguns de seus rituais e tratamentos de bem-estar podem ser feitos a dois, como convém a casais que já desfrutaram de tudo em uma longa vida juntos.

Terapias corporais e sessões que privilegiam o equilíbrio de corpo e mente também são pontos altos de uma hospedagem no Six Senses Botanique. O spa do hotel em Campos do Jordão propõe tratamentos fora da mesmice.

Além disso, existe a possibilidade de vocês se hospedarem em uma das charmosas vilas do Botanique, rodeadas pelo verde da Mantiqueira. Amplie o leque de sensações de ambos com uma refeição no restaurante Mina, um piquenique ao ar livre ou uma sessão no Alchemy Bar. Neste espaço de transformação aprende-se a produzir cosméticos 100% naturais, cujas receitas são compartilhadas para serem repetidas em casa. A dois, de preferência.

Por Fernando Victorino – Catraca Livre