Fiscalização para combater o transporte clandestino interestadual é intensificada pela AGEMS

Fiscalização Agems em cooperação com a PM. Foto Divulgação

Ações dos fiscais de transporte em conjunto com a Assessoria Militar também se tornou eficaz para o transporte interestadual

A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), está atuando constantemente nas ruas fortalecendo as fiscalizações e combatendo o transporte clandestino em Mato Grosso do Sul.

A Agência de Regulação não realiza fiscalizações em transportes interestaduais, mas é suporte em casos específicos. Nesses casos, quando se verifica irregularidades durante as abordagens, os casos são encaminhados aos agentes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Carlos Alberto de Assis diretor-presidente da AGEMS. Divulgação

Para o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, fiscalizações consolidadas e estratégicas são ferramentas que fazem a diferença para combater o transporte clandestino em qualquer esfera, bem como o apoio da Assessoria Militar, que protege os servidores durante o trabalho.

Em operação de rotina no município de Aquidauana, os fiscais e a Assessoria Militar da AGEMS flagraram quatro ônibus clandestinos transportando passageiros sem autorização específica e todos foram encaminhados para a equipe da ANTT. 

Intermunicipal

Na operação realizada simultaneamente em três municípios, Aquidauana, Terenos e Sidrolândia, 82 veículos foram abordados, checados, orientados, sendo dois veículos notificados e apreendidos por realizar transporte de passageiros sem autorização específica, conhecido como falsa carona amiga.

Foto Divulgação

Perseguição

O condutor de um dos veículos apreendidos, um Prisma prata, desobedeceu a ordem de parada e quase atropelou um dos fiscais da AGEMS. Foi realizada a perseguição policial com apoio do 10° BPM e o motorista detido no Bairro Aero Rancho e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil.

De acordo com o coronel Waldir Acosta, chefe da Assessoria Militar, o trabalho em conjunto com os fiscais da Agência tem sido eficaz na execução dos serviços.

“Temos feito o papel de Polícia Ostensiva, buscando dar segurança aos Agentes da AGEMS, bem como para a comunidade, durante as várias abordagens já realizadas em diversas missões em conjunto, com maior intensidade nas fiscalizações eventuais, as programadas e as de monitoramento”, finaliza.

Por Bruna Aquino/AGEMS – GovMS