Os melhores podcasts para gestores e empreendedores

selective focus photography of gray stainless steel condenser microphone
Foto Magda Ehlers

Empreendedoras e gestoras de startups para indicarem seus programas preferidos

Podcasts sobre empreendedorismo e negócios fazem parte da rotina destas executivas de sucesso. Eles discutem erros e acertos de quem já liderou uma empresa, trazem tendências do mercado e mostram o dia a dia, às vezes solitário, do pessoal do C-Level.

Like a Boss e Astella

Ouvir podcasts faz parte da trajetória de Mariana Dias, CEO da Gupy, plataforma de tecnologia para RH. “Ouvir histórias de empreendedores que passaram por situações que eu já passei ou ainda vou passar e entender como eles encaram esses momentos sempre me rendeu muitas ideias”, diz. Ela indica o podcastLike a Boss, conduzido por Paulo Silveira, CEO do Grupo Caelum Alura, de ensino de tecnologia, e Rodrigo Dantas, CEO da plataforma de pagamentos online Vindi. A cada temporada, traz seis conversas com líderes e fundadores de startups e empresas inovadoras, conhecendo suas decisões e como trabalham. Ela também acompanha oAstella Around the World, programa quinzenal em inglês com renomados gestores de venture capital estrangeiros apresentado por Laura Constantini, sócia e cofundadora da Astella, e Carolina Pascowitch, contratada para conectar startups brasileiras a fundos estrangeiros.

delighted woman with long wavy hair smiling and recording interview
Foto George Milton

Mulheres de Produto

Maria Cecília Bere, fundadora e CEO da Fala HUB, grupo de comunicação composto pelas agências Fala Criativa, Fala Labs e Fala You, recomenda o podcast Mulheres de Produto, sobre mercado de tecnologia e produtos digitais, que aborda desde dicas de contratação até questões de diversidade. “É uma conversa entre mulheres que fazem parte do mercado de tecnologia, que, infelizmente, ainda é muito masculino. O diferencial é que as convidadas são mulheres que fazem tudo o que falam nos episódios na prática”.

Agile Girls

A empresária Isaiane Mendonça, fundadora e CCO da Autoforce, startup com a missão de promover a transformação digital no setor automotivo latinoamericano, acompanha podcasts sobre liderança e empreendedorismo feminino, como o Agile Girls, apresentado pela gerente de projetos Thaís Rigolon, e que ela considera libertador, empoderador e realista. Thaís entrevista mulheres engajadas em tornar sua comunidade mais diversa e acolhedora, como diz a descrição do programa. “As mulheres precisam estar em pauta sempre, já que elas fazem bem o seu trabalho e entregam valor aos seus clientes”, diz Isaiane. 

ResumoCast

Natália Garcia, CRO da Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital, indica o ResumoCast, programa semanal apresentado por Gustavo Carriconde, CEO da Gutenberg Venture Builder, que debate livros de negócios e empreendedorismo em apenas 30 minutos e é um aliado para quem não tem muito tempo para ler, mas quer consumir os conteúdos. “Os programas são muito bons, tem até exercícios para aplicar os conhecimentos dos livros”. 

woman in purple sleeveless dress sitting in front of pop filter
Foto Christina Morillo

Insights

Cynthia Hobbs, CFO da GetNinjas, plataforma online que conecta profissionais a potenciais clientes, recomenda o podcast Insights, programa semanal apresentado pela investment advisor do Bradesco Private Bank, Priscila Forbes. “Esse compilado me mantém atualizada e é de autoria de mulheres que me inspiram e me lembram diariamente que é possível chegar onde eu quero”, diz Cynthia.

IBGC

A diretora de comunicação da GetNinjas, Sandya Coelho, indica o podcast do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que aborda as boas práticas que empresas, executivos e conselheiros devem ter nas empresas e traz informações para quem está começando sua trajetória empreendedora.

Fonte: Fernanda de Almeida