Usar ibuprofeno para dor nas costas pode tornar as dores crônicas

woman holding half full glass and white medicine pill
Foto Jeshoots.com

Quanto mais vezes uma pessoa toma medicamentos para aliviar as dores, piores elas ficam

O uso do ibuprofeno, um dos anti-inflamatórios mais vendidos do mercado, para alívio de dores nas costas, pode tornar as inflamações um problema crônico.

De acordo com os pesquisadores, tentar tratar dores nas costas com anti-inflamatórios não esteroides, como é o caso do Ibuprofeno, podem fazer com que os casos se tornem crônicos. Porém, os próprios cientistas pediram cautela na avaliação dos resultados.

Nos ensaios, a pesquisa envolveu a observação de pacientes e foram realizados testes em animais e análise de dados. Porém, o padrão ideal para realização dos estudos seria a seleção aleatória de pessoas com dores nas costas e que os participantes fossem divididos entre grupo Ibuprofeno e grupo placebo.

Mudança na visão sobre o tratamento da dor

pexels-photo-208512.jpeg
Foto Pixabay

“É intrigante, mas requer mais estudos”, disse o médico Steven Atlas, diretor de pesquisa de cuidados primários e melhoria de qualidade no Hospital Geral de Massachusetts. Porém, outros médicos dizem que o principal benefício do estudo é subverter a lógica do uso de anti-inflamatórios para dores.

“Existe essa regra tácita: se doer, tome um anti-inflamatório e, se ainda doer, tome também um esteróide”, disse o diretor do programa de terapias regenerativas da dor na Universidade Duke, Thomas Buchheit. Segundo ele, o ideal é entender e tentar tratar a causa das dores nas costas e não apenas no alívio.

Por Olhar Digital