Jovem recebe proposta e vai trabalhar na área de estudo após passar por capacitação no PROINC

Wellington Barreto ficou um ano estudando pelo PROINC e agora se despede da FUNSAT para realizar seu sonho. Foto FUNSAT

Programa oferece até 36 meses de bolsa para se preparar e voltar para o mercado

O Programa de Inclusão Social, mais conhecido como Proinc, tem a finalidade de preparar o cidadão para o mercado de trabalho, gerar renda e ajudar na alimentação familiar.

Wellington Barreto, de 31 anos, estava perto de completar um ano trabalhando como Proinc, na Fundação Social do Trabalho (Funsat), quando foi convidado para trabalhar na área técnica em que estuda. Agora, ele se despede da Fundação.

“Foi um presente de Deus. Eu estava na recepção do setor que trabalho aqui na Funsat, quando uma pessoa sabendo do curso técnico que eu faço me fez o convite para trabalhar. Na hora nem acreditei. Sou muito grato pela oportunidade que tive aqui, e mais grato ainda por todos os ensinamentos que contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.  Para aqueles que estão no programa, eu aconselho que continuem estudando e buscando seus objetivos”, diz Wellington.

O diretor presidente Luciano Martins explica que o Proinc além de ser de caráter temporário, possibilita que a pessoa inclusa no programa se capacite para o futuro, saindo da situação de vulnerabilidade social, resgatando assim a dignidade.

Foto FUNSAT

“É sabido que o Programa de Inclusão Social é de caráter temporário cuja a duração não ultrapassa 36 meses. Entretanto, aquele que se candidata à uma dessas vagas, tem a possibilidade de durante esse período se qualificar, capacitar e voltar a acreditar que o futuro é possível. Sai de uma situação de vulnerabilidade social, acreditando em si, resgatando a dignidade e a autoestima. Tudo isso faz com que nós tenhamos alguns bons exemplos de superação e de pessoas que começaram no programa e hoje passaram a ser servidores públicos concursados, profissionais de outros ramos e atividades”, comenta Luciano Martins.

O coordenador do setor de Assistência Social da Funsat Odair José fala que o sentimento é de orgulho e dever cumprido. De acordo com Odair, a realização de sonhos é uma das missões do Programa.

“É um orgulho, a gente prestar esse serviço para sociedade. O Proinc não é só um programa que ‘mata a fome’, mas ele também ajuda a pessoa a realizar seus sonhos, e isso é uma satisfação muito grande”, diz Odair.

Proinc

O Proinc visa proporcionar ocupação, qualificação profissional e bolsa-auxílio para cidadãos que tenham de 18 a 70 anos, que não seja beneficiário de programas assistenciais ou previdenciários, desempregados há pelo menos seis meses e com renda bruta familiar per capita não superior a um quarto do salário mínimo.

O objetivo é proporcionar oportunidade, geração de renda e inserção no mercado de trabalho. Os beneficiários do Proinc recebem um salário mínimo (bolsa auxílio), vale-transporte, alimentação e cesta básica. A Prefeitura também concede isenção de taxa de inscrições nos concursos realizados pela Prefeitura.

Por Fabiola Camilo – FUNSAT