Onça-pintada e sua importância para nós

Foto Canva Studio

O maior felino das Américas comemora seu dia em 29 de novembro

Pesando entre 60 e 160 quilos, a onça-pintada é o maior felino das Américas e terceiro maior do mundo. Ela está atrás apenas do tigre e do leão. Ela é uma das espécies símbolo do Brasil, ilustrando a cédula de 50 reais. Além disso, o animal é símbolo brasileiro de conservação da biodiversidade. Entretanto, também é um dos mais ameaçados. Por isso, ao celebrar o Dia Nacional da Onça-Pintada, no dia 29 de novembro, é preciso destacar as medidas para a sua preservação. A data foi estabelecida no dia 16 de outubro de 2018 pelo Ministério do Meio Ambiente.

A ameaça da espécie

Não existem números oficiais sobre a quantidade de onças-pintadas no Brasil. Segundo o biólogo e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), o que há são estimativas. De acordo com o pesquisador, nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, estima-se menos de 300 onças. No Pantanal, esse número sobe para mil, e, na Amazônia, 10 mil.

No Brasil, a onça-pintada já está ameaçada na categoria vulnerável, com perspectivas de agravamento da situação. Na Mata Atlântica, por exemplo, a espécie é classificada como criticamente em perigo. Isso porque boa parte de seu habitat foi perdido. Dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o desmatamento no bioma cresceu 27,2% entre 2018 e 2019 na comparação com o período entre 2017 e 2018.

Na Caatinga, por sua vez, a onça-pintada também está criticamente em perigo. No Cerrado, está classificada como em perigo. Já no Pantanal e Amazônia, onde existem as maiores populações, se encontram em situação vulnerável. Esse fato se dá pela perda de indivíduos por retaliação e caça ilegal, além do avanço da agropecuária.

Características

Originalmente, a onça-pintada podia ser encontrada desde o sudoeste dos Estados Unidos até o centro-sul da Argentina e Uruguai. A espécie habitava diferentes ambientes, de florestas tropicais e subtropicais a regiões semidesérticas, de preferência ambientes próximos de curso d’água.

Contudo, a perda de habitat por fatores antrópicos levou a extinção da espécie nos EUA. Assim, se restringiu às planícies costeiras do México, países da América Central (com exceção de El Salvador) e na América do Sul (exceto Uruguai). No Brasil, ela originalmente ocupava todos os biomas, porém não existem mais relatos da espécie na região do Pampa.

O animal geralmente evita regiões com atividades humanas. Apesar disso, em áreas rurais, próximas de seu ambiente natural, elas podem atacar o rebanho doméstico. Isso pode levar a conflitos com os proprietários.

A espécie tem a mordida mais forte entre todos os felinos do mundo. O corpo é revestido por pintas negras, formando rosetas com diferentes tamanhos. As rosetas são geralmente grandes, com um ou mais pontos negros no seu interior. As onças-pretas (melânicas), que também são encontradas, possuem rosetas que podem ser vistas em contraste com a luz.

As onças têm hábito solitário, podendo ser ativas durante o dia e à noite. É um animal terrestre, mas escala árvores e nada muito bem. A onça se alimenta de vertebrados de médio e grande porte, como anta, porco-do-mato, veado, tamanduá, capivara, jacaré, quati, entre outros.

Machos e fêmeas encontram-se apenas no período reprodutivo; geram em média dois filhotes que permanecem com a fêmea até os dois anos de idade. Os machos possuem territórios maiores que podem se sobrepor os de várias fêmeas. Assim como outros grandes felinos, a onça-pintada requer uma grande área para sobreviver. Sua presença em grande densidade, portanto, serve como um indicador da qualidade de conservação daquele ecossistema.

Ações de conservação

Em razão do declínio populacional das onças-pintadas, cada vez mais têm surgido projetos que buscam unir esforços em ações para a conservação do animal. O desaparecimento da espécie pode levar ao desequilíbrio ecossistêmico, alterando toda a cadeia alimentar. Isso porque as onças-pintadas são predadoras, portanto, estão no topo da cadeia.

A sua extinção provocaria um efeito denominado cascata trófica, em que os demais níveis da cadeia são alterados, promovendo o desequilíbrio. Os efeitos dessa condição são a perda de biodiversidade e das condições do solo, além do aumento de espécies exóticas. Outro efeito é o aumento na presença de patógenos, o que pode desencadear riscos de saúde para as pessoas.

Programas de conservação

O monitoramento das populações desses animais é importante para a criação de uma base de dados sólida. Para isso, o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) e Instituto Manacá, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, WWF-Brasil e banco ABN AMRO, criaram o Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar.

O programa busca justamente o monitoramento da espécie na Mata Atlântica. Seu objetivo é a criação de uma base de dados sobre a espécie e sua relação com os ecossistemas. Dessa forma, torna-se mais fácil o subsídio de ações de conservação mais eficazes.

Além dessa iniciativa, muitas outras ações têm ajudado na conservação das onças-pintadas no Brasil. Confira a lista de algumas delas:

Por eCycle