Fundect divulga resultado final da primeira fase do Programa Centelha 2 MS

Foto UEMS

Foram divulgadas 200 Ideias Inovadoras aprovadas, de 23 municípios do estado

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudo e Projetos (Finep), o Programa Centelha MS divulgou as 200 Ideias Inovadoras aprovadas, provenientes de 23 municípios do estado.

Em Mato Grosso do Sul o Programa é executado pela Fundect, que divulgou no dia 03 de junho de 2022 as 200 Ideias Inovadoras aprovadas para a Fase 2, provenientes de 23 diferentes municípios do estado.

Das 200 ideias inovadoras aprovadas na primeira fase, e que agora concorrerão a 100 vagas para a terceira fase, 21.5% estão inseridas na área temática de Tecnologias Sociais e 14% na de Biotecnologia e Genética. A maior parte das propostas, 120, são provenientes de Campo Grande, enquanto que em segundo lugar ficou o município de Dourados, com 42 propostas aprovadas. Um total de 107 propostas vieram de empreendedores que possuem ou estão cursando pós-graduação, enquanto que 74 vieram de empreendedores que possuem ou estão cursando graduação.

Dentre os setores de aplicação das ideias aprovadas na primeira fase destacam-se o Agronegócio, a Educação, a Administração Pública, o Comércio e o Varejo e a Economia Criativa, com 46, 25, 24, 18 e 17 propostas, respectivamente. Por fim, destaca-se que 36% dos proponentes têm idade entre 32 e 40 anos, enquanto que 30% têm idade entre 18 e 31 anos e 24% têm idade entre 41 e 48 anos.

Próximos Passos

Reprodução

Na segunda fase, os 200 proponentes selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase, que será com os 100 proponentes que apresentarem os melhores Projetos de Empreendimento, consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.

Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. Ao final, os 50 projetos que apresentarem os melhores projetos de fomento serão contemplados cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do Programa, como por exemplo até R$ 26 mil em bolsas do CNPq. Ainda, durante um ano, essas empresas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha MS contribui para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no estado, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Acesse https://ms2.programacentelha.com.br/ para mais informações sobre a Segunda Edição do Programa Centelha MS.

Por Jackline Fermau/FUNDECT – GovMS