Segunda Legal da ALEMS mostra quanto custa uma campanha eleitoral digital

"Campanha Eleitoral de Sucesso Gastando Pouco" na Segunda Legal. Foto Luciana Nassar

No evento foram apresentadas estratégias de marketing e valor de uma campanha vitoriosa

O brasileiro passa 10 horas por dia conectado à internet e 98,7% estão no modo mobile, o que mostra um público promissor para quem deseja fazer campanha eleitoral em 2022. Os dados são do professor da Fundação Getúlio Vargas, administrador e empresário do mercado digital há mais de 15 anos, Kenneth Corrêa, que palestrou no Segunda Legal de hoje (6), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

O projeto, coordenado pela Escola do Legislativo Ramez Tebet, visa capacitar servidores. “A proposta do Segunda Legal é manter os servidores atualizados para o trabalho parlamentar, mas também abrir as palestras à comunidade em geral que quiser aprender. Podem vir, sempre sem custo algum e com um palestrante voluntário”, explicou Bem-Hur, diretor da Escola do Lesgislativo. Saiba as próximas datas no site oficial www.al.ms.gov.br

O evento desta segunda trouxe o tema: Dá pra fazer Campanha Eleitoral de Sucesso Gastando Pouco? Kenneth explicou que sim, mas brincou que depende do tamanho do bolso. “O que para mim é pouco para outro pode ser muito”, disse. Ele exemplificou com valores de impulsionamento nas mídias sociais. No Instagram o custo para atingir mil pessoas seria R$ 12. No Facebook R$ 10 por post. YouTube R$ 0,05 e TikTok R$ 2,50. “Aí você precisa fazer as contas, aonde quer chegar. Às vezes R$ 150 atinge todos os usuários da cidade de Sonora, que você queria passar uma mensagem bacana”, explicou Kenneth.

Futuros candidatos e profissionais de comunicação estiveram presente ao Auditório da ALEMS. Foto Luciana Nassar

Um dos pontos principais apresentados foi a conscientização do nicho de público. “Para a campanha nos EUA, Donald Trump tinha 56 mil vídeos diferentes para distribuir para cada perfil. Isso o ajudou muito. Dá muito trabalho, dá, mas nem sempre a dancinha do TikTok converte em voto ou aquele seu único vídeo para replicar em todas as mídias. Você precisa passar a mensagem do candidato e gastar energia no meio correto.  Gastar pouco é focar na definição do que você precisa. Então puxe estatísticas, isso é de graça. Você consegue filtrar e ver o engajamento. Responda perguntas, dê atenção. Anote e repita o que deu certo e desfaça o que não deu”, disse o professor.

Outra dica foi o uso de storytelling, que nada mais é do que jeitos de se contar uma história, que prenda a atenção do ouvinte. “Além disso também não desconsidere o uso de influenciadores digitais. Eles terão papel decisivos nestas eleições, porque têm engajamento. Em 2016 o investimento digital ultrapassou a publicidade em televisão, que era mais forte. Em 2019 o digital ultrapassou nos Estados Unidos todos os demais investimentos em mídia – impresso, outdoor, tv, etc. Veio para ficar”, considerou.

O público pôde interagir ao final do evento, com perguntas e casos de sucesso nas mídias confirmando as dicas do especialista. Lucineia Barreto, assessora de imprensa do deputado Evander Vendramini (PP), contou de um projeto de lei voltado ao público com Transtorno do Espectro Autista. “Segmentamos as publicações para pais e familiares de pessoas com autismo e interesse na temática autista recebemos um retorno muito lindo. Realmente funciona”, disse a jornalista.

E o público no Brasil está sempre entre os mais ativos no mundo nas mídias sociais. Somente o Instagram reúne 140 milhões de usuários ativos no país. O Facebook 130 milhões, o YouTube 127 milhões e o TikTok 75 milhões de usuários ativos em abril de 2022, segundo dados apresentados pelo palestrante, que é filho do deputado Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa e também prestigiou o evento. “Tenho muito orgulho dele e fico feliz que, sempre muito atualizado, ele comanda uma empresa digital com mais de 200 funcionários e não sai de Campo Grande. Com a palestra ele pôde conscientizar que quem entende do digital, quem tem o celular na mão, vai ter uma poderosa ferramenta de campanha. Em nome da Mesa Diretora quero agradecer a vinda, sem custo para a Casa de Leis e que agregou muito”, agradeceu o presidente.

Por Fernanda Kintschner – ALEMS