Faça seu cão recém adotado se sentir em casa

A seguir, damos algumas dicas que vão fazer seu pet se sentir bem-vindo

Adotou um cãozinho recentemente? Apesar de serem excelentes adições para qualquer família, os cães requerem muito cuidado e responsabilidade, além das dificuldades de transição do animalzinho na sua casa.

Se você adotou um cachorro e ele não parece bem com seu novo lar, como você muda as coisas? Como você ganha sua confiança e amor? Confira algumas dicas de especialistas!

1. Tente rastrear seu passado

Um cão adulto é mais fácil de gerenciar se você souber sobre seu passado. “Se soubermos o que o pobre animal passou, é mais fácil para nós ajudá-lo. Digamos, se um cachorro em particular está extremamente ansioso no trânsito, podemos trabalhar com ele e fazê-lo se sentir confortável em meio a carros e buzinas”, disse o comportamentalista canino Dinesh Babu ao The Times of India.

closeup photography of adult short coated tan and white dog sleeping on gray textile at daytime
Foto Christian Domingues

2. Prepare sua casa para o cachorro

Atribua um espaço específico na casa e compre uma cama de cachorro e vários brinquedos. Isso deve ser feito envolvendo os membros de sua família em todas as etapas. Você vai precisar da ajuda deles quando o cachorro chegar em casa.

3. Planejamento 

Não planeje apenas o dia em que você quer levar o animal para casa. Se possível, tire alguns dias de folga. O ideal é que apenas os moradores da sua casa estejam presentes nos primeiros dias.

“Um cachorro é um animal de matilha e passa a considerar os membros da família como parte de sua matilha. Portanto, deve ser inicialmente apresentado apenas aos membros da matilha”, sugeriu Dinesh.

4. Uma introdução pacífica

cute dog laying on the bed
Foto Sart Face

Passear com um cachorro é uma das melhores maneiras de criar confiança, portanto, não o leve diretamente para casa depois de sair do abrigo. Faça uma longa caminhada com ele e ande pela casa na coleira. O mesmo processo se aplica aos filhotes.

5. Procure qualquer sinal de agressão e medo

É importante conseguir identificar os sinais de agressividade ou medo em seu cachorro para afastá-lo das situações que podem deixá-lo estressado. Além disso, mantenha-o afastado de portas abertas, varandas e elevadores para que não possa escapar.

6. Não mime o cachorro

Só porque teve uma vida desagradável, não precisa enche-lo de guloseimas, abraços ou brinquedos. Tudo que ele quer a partir de agora é uma vida tranquila, cheia de amor e paz.

7. Treinamento obrigatório

Entre em contato com um especialista em comportamento canino antes mesmo de levar seu cão para casa. Você deve começar a treiná-lo dentro de 3 a 4 dias depois de chegar em casa.

Por Pet é Pop