Campo Grande é 2⁰ lugar no ranking das capitais que melhor atende a infância

photograph of happy children
Foto Samer Daboul

Cidade atingiu 57 pontos no Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI)

As políticas públicas de apoio à primeira infância garantiram a Campo Grande o 2⁰ lugar no ranking das 27 capitais brasileiras que desenvolveram o ambiente mais adequado para a primeira infância, que abrange desde o nascimento até os 6 anos de idade.

O IMAPI avalia cinco indicadores: Saúde, Nutrição, Aprendizagem Inicial, Segurança e Proteção e Cuidados Responsivos. Ao todo 5.570 municípios do país foram avaliados.

No ranking estadual, a Capital também lidera com IMAPI de 57 pontos, 3 pontos a mais que Alcinópolis, a segunda colocada. O Município, no quesito Saúde, teve o desempenho avaliado como médio, obtendo 56 pontos, acima da média de Mato Grosso do Sul, que é de 54.

Foram avaliados indicadores como o início adequado do pré-natal; Consultas de pré-natal; Gravidez na adolescência; Cesáreas; Prematuridade; Baixo peso ao nascer; Sífilis Congênita; Visitas domiciliares nos primeiros 10 dias de vida; Cobertura de imunização; Cobertura da Atenção Básica de Saúde; Internação por pneumonia ou gastroenterites; Mortalidade materna; Mortalidade na Infância e Óbitos evitáveis em menores de 1 ano. O índice de mortalidade infantil caiu de 13,2 para 10 mortos por mil nascidos vivos.

Em relação à Nutrição, Campo Grande obteve 52 pontos, considerado alto desempenho, estando com o dobro de pontos da média estadual (27) e do país (26).

Quanto ao Cuidado Responsivo, a Capital somou 40 pontos, também acima da média do Estado (22) e Nacional (25). Os melhores resultados se comparado com as posições no ranking geral foram obtidos nos quesitos Aprendizagem Inicial e Segurança e Proteção, ambos classificados como de alto desempenho.

Índice

Foto PMCG

O IMAPI é o Índice Município Amigo da Primeira Infância. Foi criado para descrever os contextos municipais mais ou menos favoráveis ao desenvolvimento na primeira infância no Brasil e apoiar a tomada de decisões em Primeira Infância.

O Índice foi desenvolvido com base no modelo de Nutrição de Cuidados e utiliza indicadores relacionados à oferta de políticas públicas, ações e serviços e práticas familiares voltadas ao desenvolvimento infantil que traduzem os cinco domínios do modelo de Nutrição de Cuidados recomendado pela Organização Mundial de Saúde e UNICEF.

Cada um dos 5.570 municípios brasileiros tem um IMAPI que sumariza um conjunto de 31 indicadores disponíveis em nível municipal de bases de dados brasileiras.

Por PMCG