Ela chega maior e com mais tecnologia
A segunda geração do Volkswagen Amarok foi finalmente apresentada e praticamente não tem nada em comum, com a primeira geração, que lançada em 2010 comercializou mais de 815.000 unidades.
O novo modelo da pick-up da marca germânica apresenta-se com dimensões mais generosas, que o seu antecessor, já que conta com 5.350 mm de comprimento (+100 mm) que a versão anterior, uma distância entre eixos de 3.270 mm (+175mm), o que resulta num espaço mais amplo no modelo de cabine dupla.
Com a distância entre os eixos a crescer mais que o comprimento, o Amarok conta com melhores ângulos de ataque e saída, ou seja, surge com uma melhor capacidade de todo-o-terreno.
No entanto a largura do novo Amarok diminui em 34 mm, surgindo agora com 1.910 mm, enquanto a altura aumentou 10 mm para os 1. 888 mm, embora a altura vá depender das jantes que podem ser de 17 até 21 polegadas.
Para os que gostam de todo-o-terreno, a Volksawgen fez saber que o novo Amarok surge com maior capacidade de capacidade de vau que passa dos 500 mm da versão anterior, para os 800 mm com o atual modelo, enquanto a tração nas quatro rodas será de série num grande número de mercados.
Os clientes poderão escolher entre duas configurações de 4Motion, uma com 4×4 selecionável e outra com uma configuração permanente de tração nas quatro rodas.
No entanto, a Volkswagen anunciou ainda que em alguns mercados vai estar disponível uma variante do novo Amarok, apenas com tração traseira. Tal como na primeira geração, a pick-up da Volkswagen vai estar disponível nas variantes de cabine simples e cabine dupla.
No que toca a motorizações, a segunda geração do Amarok conta com a Diesel e a gasolina. Do lado do Diesel, começamos com um quatro cilindro em linha de 2,0 litros, TDI, com três variantes de potência que começam nos 150 cv, passam por uma versão de 170 cv e termina numa versão com 210 cv biturbo. No entanto, a principal opção a diesel é um V6 de 3,0 litros TDI com 241 cv.
Já a versão mais potente é a variante a gasolina, que conta com um bloco de 2.3 litros de quatro cilindros em linha com 302 cv de potência.
A Ford revelou ainda que o novo Amarok vai contar nos modelos de entrada com uma transmissão manual de seis velocidades, mas que a maioria das versões estão equipadas de série com uma caixa automática de 10 relações.
O design exterior, deixa claro que estamos perante a pick-up da Volkswagen, apesar da marca germânica ter introduzido alguns novos elementos, como é o caso da frente que apresenta um ‘X’ quem une a parte superior com a inferior, e que resulta num para-choques de dimensões generosas.
Para além disso, o novo Amarok está equipado com faróis de LED de série, e farolins colocados na vertical, ao lado da porta da caixa de carga com as letras com o nome do modelo em relevo.
No interior, o destaque no habitáculo do novo Amarok vai para o sistema multimédia, que se junta ao painel de instrumentos digital, e que surge com um formato vertical, com um ecrã de 10 a 12 polegadas, que parece levitar acima da consola central, que combina funções digitais com botões em formato de teclas e um comando giratório para controlar o volume.
Já o painel de instrumentos, também ele digital, conta com ecrã que varia entre as 8 e as 12 polegadas, dependendo da versão. Aliás, o Amarok vai contar com uma gama composta por cinco níveis de equipamento. Entre elas, as já conhecidas Amarok, Life e Style, a que se juntam dois novos níveis de equipamento, Panamericana e Aventura.
Para além disso, o novo Amarok, conta com mais de 30 sistemas de assistência à condução, que podem ser configurados através do ecrã. Mais de 20 deles estão disponíveis pela primeira vez no Amarok, entre os quais se incluem o assistente de manutenção e mudança de faixa, assistentes de iluminação e velocidade, e também visualização da área circundante e reconhecimento de sinais de trânsito. Já o sistema de som é da Harman Kardon.
A Volkswagen já fez saber que aprimorou o interior do novo Amarok, que segundo a marca promete ser de maior conforto, apresentando igualmente um conceito de operações, conectividade e ambiente interior completamente novos e que garantem que o novo Amarok se torne numa importante referência, de uma forma totalmente inovadora.
Desenvolvido na Austrália e na Europa, a nova geração do Amarok, será produzida em Silverton, na África do Sul.
Por Auto Gear