Segredo principal é consumir menos energia do que se gasta
Existem inúmeras maneiras saudáveis de eliminar aquela barriguinha a mais, que insiste em permanecer ali, comprometendo, muitas vezes, a sua autoestima. O segredo principal é apostar no famoso déficit calórico (consumir menos energia do que se gasta). Para isso, duas estratégias são necessárias: ingerir alimentos com poucas calorias e realizar atividades físicas para aumentar o consumo de energia.
Mas, a verdadeira maneira de acabar com a barriguinha é otimizar os resultados escolhendo os exercícios certos e combiná-los de tal forma a potencializar ainda mais os objetivos. É claro que uma boa alimentação, com o acompanhamento de um profissional é super recomendável. Mas, aqui buscamos apenas dar dicas para acelerar esse processo.
Os principais exercícios para emagrecimento são aqueles que têm um caráter aeróbico, ou seja, os que deixam a gente bem ofegante e gastam muitas calorias. Um outro ponto a ser observado, para quem quer perder a barriguinha, é que esse mesmo exercício trabalhe de forma localizada a nossa musculatura, para que a gente também ganhe massa muscular. Afinal de contas, quando temos mais massa muscular no nosso corpo, ou seja, mais músculos, nós gastamos mais calorias no dia a dia.
Vale reforçar que esses cinco exercícios para acabar com a barriguinha devem ser feitos no estilo HIIT, onde você dá o seu máximo e tem pequenos intervalos de descanso.
“Minha sugestão é fazer cada movimento por 30 segundos e descansar por 10 segundos caminhando de um lado para o outro. Se sobrar energia, repita o circuito até completar 15, 20 ou 30 minutos. Para finalizar a sequência, você pode dançar duas músicas que você adora, assim você solta o corpo e continua gastando calorias, o que torna o treino ainda mais gostoso”, destaca a educadora física Lana Pessoa, especialista em emagrecimento. Confira as dicas que ela separou:
Agachamento + salto
É um exercício poderoso para começarmos a sequência. Nele, temos alto gasto calórico, pois movimentamos o corpo como um todo (pernas + abdômen, braços para dar potência na hora da subida) e também trabalhamos de maneira localizada, fortalecendo, principalmente, pernas e glúteos.
Corrida com joelhos altos
Na execução, não é preciso se preocupar tanto com a velocidade, mas sim em jogar o joelho bem alto e fazer a força no calcanhar no momento da subida. As corridas têm alto gasto calórico e, no momento em que se empurra o calcanhar pro chão para levantar o joelho, se potencializa a ação localizada nos glúteos.
Polichinelo
É um exercício muito interessante porque ele tem alto gasto calórico, pois a frequência cardíaca sobe muito. Nesse movimento trabalhamos bastante a panturrilha, minimizando as varizes e fortalecemos os ombros. E isso é muito importante para melhorar a proporção de cintura ombro, na situação de triângulo. O resultado será a aparência de uma cintura mais fina.
Sair da posição ajoelhada para a posição em pé
Para fazer esse exercício, é necessário subir o peso inteiro do corpo com apenas uma das pernas e aí sim fazer o mesmo com a outra perna, alternando, para ficar na posição de pé. Para levantar todo o peso se gasta muitas calorias e, quando se empurra o pé em direção ao solo para subir, focamos bastante nas pernas.
Pular corda
É necessário simular que está pulando corda, no entanto, jogando uma perna para outra (um salto de um lado para o outro). Junto a esse movimento, caso tenha coordenação motora, pode incluir socos pra frente, como se estivesse um saco de boxe à frente. Esse é um exercício que trabalha os membros inferiores, superiores e promove alto gasto calórico.
Por SportLife Brasil