Modelo pode vir para o Brasil em 2023
A Volkswagen apresentou esta semana nos EUA o ID.4 Standard 2023, versão de entrada do SUV elétrico que já está começando a produzir em sua fábrica no estado americano do Tennessee e que começa a entregar no último trimestre deste ano. Seu preço: 37.495 dólares – cerca de R$ 195 mil, na conversão direta.
Um valor que, mesmo somando os 1.295 dólares cobrados pelo frete, faz com que ele custe cerca de 3,7 mil dólares menos que a versão mais barata até então, a ID.4 Pro 2022 vendida na Europa, que sai por a partir de 41.230 dólares. Com estímulo fiscal federal americano, de até 7,5 mil dólares, o preço pode cair para menos de 30 mil verdinhas.
No modelo de entrada, o carro virá equipado com bateria de 62 kWh, motor de 204 cv de potência, tração traseira e autonomia de até 335 km. Em suas outras versões, mais caras, essa autonomia pode chegar até 442 km, com dois motores tracionando as quatro rodas em potência de até 299 cv.
Em relação aos carros vendidos na Europa, os modelos americanos ganharam pequenas atualizações de design, com o emprego de partes brilhantes nos para-choques e novas rodas de liga leve – que chegam até a 20 polegadas de medida.
Por dentro, as mudanças incluem um redesenho no console central e no painel de instrumentos, com a oferta de padrões para forração de portas, bancos e painéis diferentes das que estão disponíveis no Velho Continente, incluindo acabamento em couro.
“Voltswagen” para além da piada
Num Primeiro de Abril passado, a VW fez circular que, nos EUA, mudaria seu nome para Volkswagen, passando a vender lá apenas modelos elétricos. Se o “rebatismo” era brincadeira, a estratégia de migrar sua linha dos motores a combustão para os movidos a baterias é séria.
Por enquanto, na seção “electric vehicles” o site norte-americano da montadora só exibe informações sobre o ID.4, que já pode ser reservado, e do ID.Buzz, o herdeiro elétrico da Kombi, mas que ainda não tem data para desembarcar por lá.
Mas, tal qual os próprios carros a baterias, a perspectiva é de que sua presença acelere muito e bem rápido nos próximos anos. Não custa lembrar que, há alguns anos, a Volks sofreu um enorme prejuízo nos EUA, por conta de emissões excessivas de seus modelos a diesel. Mais do que seguir uma tendência, migrar para a matriz elétrica pode significar a mudança para ares mais limpos na Terra do Tio Sam.
E no Brasil? Como esse simpático SUV já foi até apresentado para a imprensa por aqui (confira aqui a matéria em que andamos com o ID.4) e com a possibilidade de trazer o carro a partir do México, com isenção de impostos, não é improvável que o modelo apareça em nossas ruas ao longo de 2023.
Por ICarros