Compromisso com as políticas públicas para a promoção da igualdade racial

Foto Canva Studio

Eduardo Riedel se comprometeu a fortalecer ações de inclusão social em Mato Grosso do Sul

O Candidato ao Governo do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), reforçou o seu compromisso com as políticas públicas de igualdade racial em Mato Grosso do Sul e de debate com os representantes dos movimentos negros organizados dos quilombos e das entidades de classe.

Atualmente a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado de Mato Grosso do Sul, é subordinada à Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC), de acordo com a Lei nº 5.652, de 29 de abril de 2021 e em seu Plano de Governo o candidato, Eduardo Riedel, reforçou que irá fortalecer as ações realizadas pela subsecretaria. “Vamos promover o fortalecimento das políticas de defesa dos direitos dos grupos étnico-raciais e promover a formulações de ações para implementação das políticas públicas de promoção da igualdade racial. Todas as ações serão organizadas com a sociedade organizada que representa a comunidade negra de MS, pois eles são os detentores do conhecimento da sua realidade no Estado”, disse Riedel.

Eduardo Riedel também se comprometeu a continuar e ampliar os Programas Sociais do Estado que também englobam um grande contingente da população negra mais vulnerável do MS. “Teremos o Cesta Cidadania, um programa de transferência de renda para quem precisa e essa ação engloba acesso ampliado a programas como o Mais Social e o Energia Zero, além de encontrar uma porta de saída para a sua dependência do Estado, através do acesso a profissionalização e a geração de renda”, enfatizou Riedel.

Em sua proposta Riedel disse ainda que irá fortalecer o Projeto ‘MS Quilombola’, que tem como objetivo efetuar o mapeamento e diagnóstico das comunidades remanescentes de quilombos existentes no Estado, com a realização de ações afirmativas voltadas ao enfrentamento ao racismo institucional e à violência doméstica. “O MS Quilombola proporciona a efetiva participação da comunidade, respeito e valorização à sua identidade, suas formas de organização e suas instituições, com ênfase, em direitos, cidadania, emancipação e autonomia”, afirma o candidato.

Foto Saul Schramm

“Conhecer a realidade das comunidades, onde vivem, como vivem, quantas famílias são, qual a fonte de renda e de subsistência, entre outros, são dados necessários para que possamos avaliar as demandas e formular um plano de trabalho individualizado visando ao desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural das comunidades remanescentes de quilombos. Portanto, as visitas locais e a conversa “olho no olho” são extremamente importantes, para ouvir o que essas pessoas tem a dizer e para construirmos políticas públicas de promoção da igualdade racial respeitando e valorizando a identidade dessas famílias e indivíduos. O “MS Quilombola” é um canal direto entre essas comunidades e a Administração Pública”, ressaltou Riedel.

Para concluir, Eduardo Riedel, disse sobre a importância de aliar o combate ao racismo ao dia a dia das escolas públicas de MS. “Qualquer forma de preconceito pode ser combatida com um ensino público de qualidade e com certeza também vamos realizar ações e fortalecer as já existentes que visam combater o racismo instituído em nossa sociedade”, concluiu o candidato.