Antes de trocar de carro, veja se o modelo que está interessado ainda será fabricado
Os anos passam e alguns carros naturalmente ficam pelo caminho e acabam saindo de linha. Seja para ganhar uma versão mais avançado, por baixa demanda ou crise econômica, são vários os fatores que podem determinar se um veículo continua ou não na linha de produção.
Sendo assim, antes de trocar de automóvel, é uma boa ideia conferir se o modelo que está interessado ainda é fabricado ou já está se despedindo do mercado. No segundo caso, pode ficar mais complicado encontrar peças nas lojas e até vendê-lo no futuro.
Veículos que vão sair de linha nos próximos meses
O primeiro da lista é o Gol, que foi “figurinha carimbada” na lista de veículos mais populares do país por quase três décadas. Apesar da popularidade, a Volkswagen decidiu encerrar a fabricação do carro a partir do próximo ano por conta do salto nos custos de produção.
Atualmente, um Gol 0 km pode ser encontrado na faixa dos R$ 70 mil. O preço elevado também impactou nas vendas e afastou o público fiel do carro.
O Voyage também sai de linha em 2023 pelos mesmos motivos do Gol. Em circulação nas ruas do Brasil há mais de 30 anos, o modelo foi um dos sedãs mais populares do país.
Outro clássico da indústria automotiva que sairá de linha no próximo ano é o Fiat Uno. Apesar de ainda estar entre os carros mais comprados e queridos por aqui, a produção, segundo a empresa, deixou de ser viável.
Especialistas, inclusive, apontam que a vida útil de um modelo costuma ser de 6 anos. Alguns, no entanto, ultrapassam com folga essa marca. Foi o caso do Uno, que ficou no mercado brasileiro por 37 anos.
Segundo a Honda, o WR-V também sairá de linha em 2023. A empresa japonesa está desenvolvendo uma versão atualizada do utilitário esportivo. O Civic, um dos modelos bem-sucedidos entre os sedãs, também se despede em breve do Brasil.
A Mitsubishi ASX, fabricada em solo nacional há mais de 11 anos, também sai de linha no ano que vem para dar lugar ao SUV Outlander Sport.
Lançado em 2017, o SUV Renault Captur também será descontinuado. Na verdade, o veículo da marca francesa passará por uma reestilização e voltará mais moderno.
Menção honrosa
Hyundai ix35: apesar de ter ido bem nas vendas em 2021, o modelo da montadora sul-coreana também será aposentado.
Ford Ranger: a picape média que estreou no Brasil em 1994 também dá adeus no próximo ano junto com a rival Chevrolet S10.
Apesar de ainda não ter confirmado oficialmente, a Suzuki deu indícios de que o Vitara também está se despedindo do Brasil. A empresa encerrou suas atividades por aqui em 2010, comprometendo a venda e a manutenção do seu SUV.
É importante deixar claro que essa lista ainda pode mudar, já que considera as informações divulgadas pelas fabricantes até o fim de setembro.
Por Olhar Digital