Estudo publicado em 2022 aponta que o consumo de café ajuda a prevenir o risco de doenças cardiovasculares
Beber café, particularmente duas a três xícaras por dia, não está associado apenas a um menor risco de doenças cardíacas e ritmos cardíacos perigosos, mas também a viver mais tempo, de acordo com estudos apresentados na 71ª sessão científica anual do Colégio Americano de Cardiologia.
Estas tendências se confirmaram para as pessoas com ou sem doença cardiovascular.
Kistler e sua equipe utilizaram dados do BioBank do Reino Unido, um banco de dados prospectivo em larga escala com informações de saúde sobre mais de meio milhão de pessoas que foram seguidas por pelo menos 10 anos.
De acordo com um estudo publicado em 27 de setembro de 2022 no European Journal of Preventive Cardiology, o consumo de duas a três xícaras de café ajuda a viver mais tempo e a prevenir o risco de doenças cardiovasculares.
Se você beber duas a três xícaras de café moído por dia, você tem um risco 27% menor de morrer do que os que não bebem e um risco 20% menor de desenvolver doenças cardiovasculares.
“Os resultados sugerem que o consumo leve a moderado de café moído, instantâneo e descafeinado deve ser considerado como parte de um estilo de vida saudável”.
Após um tempo médio de acompanhamento de mais de 12 anos, os cientistas descobriram que todos os tipos de café estavam ligados a uma redução de mortes por todas as causas.
A maior redução de risco foi observada com duas ou três xícaras por dia, o que em comparação com o não consumo de café foi associado a uma probabilidade 14%, 27% e 11% menor de morte para preparações descafeinadas, moídas e solúveis, respectivamente.
Por Salutisticamente