Alguns dos filmes mais polêmicos da história do cinema

Abaixo, 16 produções que provocaram fortes reações na crítica e no público

Psicose (1960)

Neste filme de Alfred Hichcock, a cena polêmica não foi a do banheiro e sim quando o personagem de Janet Leigh joga o dinheiro roubado no sanitário.

Divulgação

Viridiana (1961)

Luis Buñuel causou polêmica com este filme, cujas cenas, como a de mendigos representando a Última Ceia, foram consideradas blasfêmias.

Divulgação

Performance (1970)

A parte mais polêmica do filme é a viagem alucinógena-homoerótica compartilhada pelos personagens de Mike Jagger e James Fox. Este último ficou tão afetado que passou 10 anos sem aparecer em nenhuma produção do cinema.

Divulgação

Laranja Mecânica (1971)

Uma das obras mais icônicas do cinema reúne cenas de extrema violência, como torturas e práticas não consentidas, protagonizadas por Alex DeLarge e sua turma.

Divulgação

The Devils (1971)

O formato original deste filme de Ken Russell nunca foi exibido nos cinemas. Além das cenas de possessões demoníacas, outra censurada é quando um grupo de freiras assediam sexualmente uma estátua de Cristo crucificado.

Divulgação

O Exorcista (1973)

A cena considerada mais problemática do filme é a do personagem de Linda Blair usando o crucifixo para se tocar diante da mãe.

Divulgação

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

O filme foi proibido em diversos países por causa das frequentes cenas de extrema violência.

Divulgação

O Império dos Sentidos (1976)

O diretor Nagisha Oshima fez um filme carregado de sangue e cenas de sexo, no qual a protagonista mata e mutila seu amante.

Divulgação

A vida de Brian (1979)

Embora o filme não trate da vida de Jesus, muitos religiosos o criticaram quando foi lançado. Sua exibição foi proibida na Noruega, na Irlanda e em várias cidades da Inglaterra, além de sofrer boicote nos Estados Unidos. No final da história, os crucificados cantam ‘Always Look On The Bright Side’.

Divulgação

Scarface (1983)

O diretor Brian de Palma foi avisado de que deveria cortar algumas partes do filme, entretanto, na montagem final, decidiu deixá-las. Uma delas inclui Tony Montana vendo como os narcotraficantes cortam seu amigo pela metade.

Divulgação

Je vous salue, Marie (1984)

Um filme sobre uma garota suíça que engravida, sendo virgem. Ao ser uma história parecida a da Bíblia, o Papa João Paulo II disse que feria os sentimentos dos religiosos.

Divulgação

A Última Tentação de Cristo (1988)

O Messias (Williem Dafoe), tentado por Satanás, vê como seria sua vida se não tivesse se dedicado a predicar. O momento conta com uma cena sua fazendo amor com Maria Madalena.

Divulgação

Assassinos por Natureza (1994)

Este filme de Oliver Stone pode ter sido inspirado em 12 assassinatos da vida real. Uma das cenas mais polêmicas é a do massacre de uma pessoa durante um motim na cadeia.

Divulgação

O Crime do Padre Amaro (2002)

Amaro é um sacerdote que chega à paróquia de uma cidadezinha e descobre que outros religiosos estão envolvidos em negócios ilegais. O filme foi considerado ofensivo para alguns setores da Igreja.

Divulgação

A Paixão de Cristo (2004)

Dirigido por Mel Gibson, o filme mostra de forma crua os castigos que Jesus Cristo suportou antes de morrer. Tanta violência desagradou a crítica e milhares de religiosos.

Divulgação

Anticristo (2009)

O próprio diretor Lars Von Trier reconheceu que o filme saiu mais violento do que ele pretendia. Entre as cenas mais chocantes está a que Williem Dafoe tem os testículos esmagados e outra onde Charlotte Gainsbourg realiza uma mutilação genital.

Divulgação

Por Show Bizz Daily