Na tribuna, Amarildo Cruz/PT defendeu a criação do Programa Ônibus de Graça para Todos
Na sessão ordinária desta quarta-feira (30), o deputado Amarildo Cruz (PT) solicitou ao Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Campo Grande um estudo para implementar a tarifa zero no transporte público coletivo.
“A equipe de transição do presidente eleito já está debatendo essa alternativa em âmbito federal. Mais de 43 cidades brasileiras são adeptas ao modelo e apresentam excelentes resultados. Precisamos iniciar esse debate também em Mato Grosso do Sul, uma vez que o transporte público é uma necessidade para muitos, porém o valor pesa no bolso do trabalhador. Esta triste realidade se agrava ao fato do nosso país ter o segundo transporte público mais caro da América do Sul. A população de baixa renda que mais sofre com o alto custo do serviço”, disse Amarildo.
Conforme o deputado, cerca de 30% do salário mínimo é gasto com transporte público. Amarildo propõe que o Governo do Estado seja o fomentador e parceiro do modelo e a criação de um fundo para financiar o programa. “Esse valor pode ser revertido em outras necessidades básicas das famílias. Assim como a população tem acesso à saúde gratuita pelo SUS [Sistema Único de Saúde] e acesso à educação pelo Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], precisa também ter acesso ao transporte”, destacou.
Amarildo pretende realizar audiência pública para debater o assunto com representantes do Governo do Estado, prefeituras e órgãos envolvidos com o tema, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS).
Por Heloíse Gimenes – ALEMS