É a última Lua Cheia do ano e impressiona pela sua beleza no céu noturno
Na madrugada desta quinta-feira (8) a Lua Cheia de dezembro chegou com todo seu esplendor. Nas redes sociais, internautas se impressionam com o brilho do nosso satélite natural. Chamada de “Lua Fria”, a Lua Cheia deste mês conta com algumas características especiais.
O fenômeno tem esse nome único porque, para o Hemisfério Norte, a ocorrência da Lua Fria coincide com a chegada do inverno. No caso do lado sul do planeta, isso é um aviso de que, em breve, vai começar a temporada de verão.
Marte também trouxe seu espetáculo. A noite de ontem também contou com a ocultação lunar do “planeta vermelho”. Além de Júpiter e Saturno terem ficado visíveis ao mesmo tempo junto com a Lua Cheia. A ocultação ocorre quando Marte fica escondido atrás da Lua durante um breve período de tempo. Em um tipo de “eclipse” entre Marte e Lua.
Marte atingiu o perigeu (ponto mais próximo da Terra) há uma semana. A oposição e o alcance do perigeu não são simultâneos no caso de Marte devido à sua órbita ligeiramente excêntrica.
A “Lua Fria” também é o último grande evento astronômico de 2022, marcando o fim do ano.
Por Olhar Digital