ALEMS homenageia Roberto Orro, Cabo Almi, Ary Rigo e Onevan de Matos

Foto Wagner Guimarães

Casa de Leis nomeou espaços do Legislativo para honrar a memória dos parlamentares que trabalharam pelo progresso do Estado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) homenageou quatro ex-deputados estaduais, denominando espaços do Legislativo para honrar a memória dos parlamentares que trabalharam pelo progresso do Estado. Três novas salas de reuniões levaram os nomes de Onevan de Matos, Cabo Almi e Roberto Orro. Já o novo estúdio da TV Assembleia recebe o nome de Ary Rigo.

Felipe Orro. Foto Wagner Guimarães

Em nome da Mesa Diretora, o presidente Paulo Corrêa (PSDB) discursou na manhã desta terça-feira (20), quando ocorreu descerramento das placas. “Cabo Almi foi um grande amigo de todos. Quando entrei, o deputado Orro era o presidente desta Casa. Onevan e Rigo também grandes deputados e nós aprovamos todas as homenagens por unanimidade. Mais uma vez fazemos história homenageando os que trabalharam aqui. Aproveito para desejar um feliz Natal e 2023 a todos”, disse o presidente.

O deputado Felipe Orro (PSDB) falou de seu pai. Relembrou quando o acompanhava pelas dependências do Legislativo e de como ele era apaixonado pelo que fazia. “Ele podia estar discursando para duas pessoas, mas parecia que era para mil. A família está muito alegre com essa homenagem. Meu pai ficou aqui por cinco mandatos, inclusive na divisão do Estado, sempre na vanguarda da democracia. Fez dois anos de seu falecimento e é uma honra para nós esse dia”, agradeceu o deputado Felipe Orro. Roberto Orro Faleceu no dia 23 de novembro de 2020, aos 83 anos.

 Leila Matos, viúva de Onevan, enfatizou a saudade.
Foto Wagner Guimarães

Onevan de Matos e Cabo Almi falecerem em virtude das complicações da Covid-19, durante o mandato. Visivelmente emocionada, a viúva, Leila de Matos, falou com saudade. “A saudade é constante. Porém quando falam do Onevan também falam do orgulho e privilégio de trabalhar ao seu lado. Casada desde 1986, viemos para o sul do então Mato Grosso para que ele seguisse na advocacia, após dois mandatos de vereador no interior de São Paulo. Ele queria se afastar da política, mas visivelmente não deu certo. Sempre envolvido nos debates acabou sendo eleito deputado constituinte e esteve aqui por nove mandatos. Isso muito nos orgulha. Agradeço a homenagem”, ressaltou. Onevan de Matos faleceu no dia 13 de novembro de 2020.

Cabo Almi faleceu em 24 de maio de 2021. Em nome de sua família, o servidor da Assembleia Legislativa, Capitão Moura, irmão de Cabo Almi, falou do carinho como todos relembram do ex-deputado. “Sempre alguém me fala como ele faz falta, como ele era gentil e carinhoso com todos. Realmente esse é o legado que ele deixa, sempre voltado ao social, um político diferenciado. Esse é um dia especial e nossa família agradece muito”, ressaltou.

Paula Rigo disse como seu pai, Ary Rigo, lutou pela TV ALEMS.
Foto Wagner Guimarães

Da mesma forma, a filha de Ary Rigo, Paula Rigo, falou da saudade do pai e de como ele se empenhou como idealizador da TV Assembleia. “Ele ficaria feliz com essa homenagem. Ele quis muito coloca-la no ar, porque queria que a população soubesse o que era feito por aqui, dar transparência. A saudade é grande”, disse a filha, emocionada. Ary Rigo faleceu no dia 30 de setembro deste ano, aos 74, tendo exercido seis mandatos na Assembleia Legislativa.

Também acompanharam a solenidade de descerramento os deputados Professor Rinaldo (PSDB), Antônio Vaz (Republicanos), Gerson Claro (PP), Paulo Duarte, Mara Caseiro (PSDB), Pedro Kemp (PT), Coronel David (PL) e o 1º secretário da ALEMS, Zé Teixeira (PSDB). 

Informe Covid

Durante os momentos mais difíceis da pandemia da Covid-19, a Casa de Leis manteve as atividades e votações de projetos, bem como o ágil atendimento aos municípios de todo o Estado. Em dez dez edições, o informativo ALEMS no Combate ao Coronavírus reúne todas as ações realizadas pelos deputados estaduais. Acesse o conteúdo, clicando aqui

Por Fernanda Kintschner – ALEMS