Veja qual a melhor opção para o que você precisa na sua casa
A popularização do streaming fez com que as TVs se tornassem mais um dispositivo para acessar a internet e assistir conteúdo online, que vão desde filmes na Netflix, Amazon Prime Video ou HBO Max, até jogos de futebol pelo YouTube, passando por lives na Twitch. Com tanto conteúdo disponível e tantas opções de aparelhos, é normal ter dúvidas, como a diferença entre uma Android TV Box e uma Android TV.
Antes de falar sobre as diferenças, porém, cabe citar as semelhanças. Ambos são dispositivos com sistema operacional Android. Ou seja, tratam-se de um player com o objetivo de transformar TVs comuns em aparelhos conectados, as smart TVs. Além disso, a conexão, em geral, é bem simples, precisando apenas de um cabo HDMI conectado nas duas pontas para funcionar.
O que diferencia uma da outra?
As semelhanças, porém, param por aí. A maior diferença entre Android TV e Android TV Box está no sistema operacional, já que enquanto a primeira utiliza um software construído e otimizado para aparelhos de televisão, o segundo não é adaptado para esses dispositivos, usando uma versão “normal” do sistema operacional do Google, na maioria das vezes, a opção AOSP.
Por não ter um sistema operacional otimizado para aparelhos de TV, alguns aplicativos não funcionam da melhor maneira em um Android TV Box, podendo, por exemplo, não serem exibidos corretamente. A interface da Android TV Box são bastante similares às de um tablet, horizontais e com um controle remoto que ajuda o usuário a se mover entre os atalhos.
Já as Android TVs contam com uma arquitetura construída especificamente para aparelhos de televisão, por conta disso, grande parte das smart tvs atuais vêm com o sistema de fábrica. Em geral, os controles remotos de uma Android TV são bem simples, com poucos botões, apenas volume, canais, menu, cursor de navegação e botão do Google Assistente.
Afinal, qual é melhor?
A escolha entre uma Android TV e uma Android TV Box é bastante pessoal e depende do que a pessoa precisa. Os TV Boxes costumam ser mais baratos e servem em praticamente qualquer TV. Não têm limitação de jogos e apps que podem ser baixados neles, ou seja, se é compatível com aquela versão do sistema operacional, em geral, o aplicativo em questão pode ser baixado.
Já as Android TVs têm um controle remoto mais fácil e confortável de usar, além de players otimizados de aplicativos de serviços de streaming e de sites como o YouTube e a Twitch, por exemplo. Eles também contam com um chromecast integrado, o que facilita a integração com os smartphones e os aplicativos disponíveis são perfeitamente adaptados para a interface de uma televisão.
Por Olhar Digital