Como milhares de professores e alunos podem retornar às aulas presenciais em Mato Grosso do Sul sem serem infectados pelo coronavírus dentro das escolas e universidades? Para responder esta pergunta, o Governo do Estado criou uma comissão que vai definir estratégias e diretrizes para um retorno eficaz e seguro às atividades presenciais.
A Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas foi instituída pelo Estado com integrantes públicos e da sociedade civil organizada. Assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pela secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, o decreto que cria o grupo foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (6).
O documento justifica a criação da comissão pela necessidade de manter as medidas de prevenção do contágio da Covid-19; diz ainda que a medida considera recomendações do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), criado para monitorar os riscos de contágio do coronavírus em MS; e respeita o direito universal à educação.
Ao todo, 19 membros titulares integram a comissão. Entre eles a Secretaria de Estado de Educação (SED), o Conselho Estadual de Educação (CEE), o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior (CRIE-MS) e a Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), além do Ministério Público Estadual (MPE-MS) e Assembleia Legislativa (Alems).
Bruno Chaves, Subcom – Governo do Estado de Mato Grosso do Sul