Roubo de dados: mais um risco do vandalismo em Brasília

photo of person typing on computer keyboard
Photo by Soumil Kumar on Pexels.com

Na invasão ao Palácio do Planalto diversos itens eletrônicos foram roubados

Neste domingo (8), pessoas vestidas com a bandeira do país e se dizendo patriotas invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Placas com frases como: “intervenção já” e “destruição dos três poderes”, era possível ver em todos os locais. E esses vândalos, além de depredarem e destruírem grande parte do local, acabaram furtando diversos itens de tecnologia e armas de fogo.

Segundo o Metrópole, houve roubo de iPhones, computadores Macbooks Pro, armas e lentes de máquinas fotográficas. Para se ter ideia do estrago, apenas uma lente de fotografia utilizada pela Imprensa Nacional é avaliada em R$ 40 mil.

Foto Adriano Machado/REUTERS

O ex-deputado Wadih Damous gravou um vídeo mostrando as armas levadas pelos invasores. “Levaram armas, documentos e munição e isso é muito grave”, afirma ele. “Tentaram botar fogo. Essas maletas aqui no chão, cada uma dessas maletas que está vendo, são armas letais e não letais que foram roubadas pelos criminosos dentro do Palácio do Planalto, mais um crime a ser apurado”.

O prejuízo final ainda não se sabe, o valor está sendo apurado pelos Três Poderes e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Além dos equipamentos, diversas obras de artes, presentes e mobílias foram destruídas.

Por Olhar Digital