Como será o comportamento dos consumidores em 2023?

78% dos consumidores afirmam que serão mais fiéis a empresas dispostas a ajudá-los nesse momento difícil

O cenário de incerteza mundial tem feito mais do que chacoalhar os processos das companhias: está fazendo os consumidores olharem para as empresas como “companheiras” na crise. Mas não sem quid pro quo. Segundo uma pesquisa da Capgemini, 78% dos consumidores afirmam que serão mais fiéis a empresas dispostas a ajudá-los nesse momento difícil.

O estudo mostra que 74% dos consumidores globais planejam comprar mais produtos ou serviços de empresas que eles percebem como úteis. Para os compradores da Geração Z, essa porcentagem é de 67% globalmente.

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Foto Cottonbro Studio

Não é de hoje. Após a crise econômica de 2008, os programas de fidelidade cresceram 19% entre 2007 e 2009 e levaram os consumidores de volta às marcas que ofereciam as melhores ofertas.

Mas como fazer? Além de ajudar os consumidores e construir lealdade no longo prazo, o report aponta mais duas ações principais para ajudar marcas e varejistas a capitalizar as oportunidades:

🔶 Reduzir custos repensando a organização da cadeia de suprimentos, com digitalização de processos, automação de operações e atendimento, planejamento e previsão

🔶 Identificar novas oportunidades de receita e crescimento de canal, escolhendo influenciadores capazes de trazer autenticidade e credibilidade

O que mais está mudando

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Foto Edu Carvalho

Para lidar com a alta no custo de vida, 73% dos consumidores estão fazendo menos compras por impulso, 69% estão cortando itens não essenciais (como eletrônicos, plantas, comer fora etc), além de atrasar a compra de itens considerados de luxo.

Além disso, pelo menos 65% preferem produtos de marca própria, que em geral são mais baratos. E 57% estão gastando mais tempo em diferentes lojas físicas para encontrar ofertas e descontos.

Vale dizer que um terço de todos os consumidores descobrem novos produtos por meio da mídia social. Portanto, integrar ofertas e comunicação nas redes e em plataformas digitais pode ser a chave para conquistar essa lealdade.

Falando em publicidade online, um estudo aponta que os brasileiros são os consumidores mais influenciáveis: 37% compram imediatamente após consumirem anúncios online, frente à média global de 14%, segundo estudo da Rakuten.

Por G4