Nunca subestime sua capacidade de aprender

O Senhor nos dará sabedoria concernente a essas coisas, mas não descerá à Terra para fazer o trabalho manual

Costumamos orar pedindo sabedoria, porém assim como Deus não coloca pão e carne em nossa mesa sem qualquer esforço de nossa parte, também não nos dará sabedoria sem que procuremos obtê-la. Se um homem deseja possuir uma fazenda ou uma empresa, que faça por onde; se anseia obter uma casa confortável para sua família, deve reunir os materiais e construí-la.

A sabedoria se dá pelo conhecimento das coisas espirituais e do mundo. E a melhor maneira de obtê-la é por intermédio da leitura e de estudos. No entanto, é justamente aí que boa parte da sociedade brasileira, por exemplo, se perde, pois não tem o hábito de ler e muito menos paciência e perseverança para estudar e enfrentar as dificuldades existentes no caminho do conhecimento.

O medo e a insegurança são obstáculos que impedem o homem de dar o primeiro passo para concluir um curso superior ou mesmo profissionalizante. Eles são criados pelo próprio homem, que não tem o hábito caminhar e enfrentar de cabeça erguida e com Deus no coração, as pedras de tropeços que a vida impõe a cada um.

Dessa forma chega ao mercado de trabalho, uma multidão de pessoas, homens e mulheres, sem as devidas qualificações para um mercado que está cada vez mais ávido e exigente de pessoal formado e bem preparado para ocupar as mais variadas, modernas e avançadas funções. Lamentável isso!

As pessoas precisam vencer as barreiras que as impedem de obter conhecimento e se especializar em alguma área de sua preferência ou aptidão, para que nela possa se destacar e tirar com sabedoria, prazer e alegria o seu sustento e da sua família com qualidade de vida.

O conhecimento não tem limites de idade, quantidade ou tempo, pois sempre é tempo de conhecer e aprender. Existem hoje centenas, e por que não dizer milhares, de cursos e meios de formação profissional disponíveis a todos. As pessoas têm até a possibilidade de aprender de forma remota. Basta se agarrar a uma delas e se esforçar para ser o melhor entre os profissionais da área.

O mau hábito de famílias brasileiras de não incentivarem as crianças a lerem desde pequeninas, certamente é uma das causas dessa dificuldade dos jovens de hoje de permanecerem num banco de faculdade e depois continuarem os estudos com uma pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado… enfim, estudar e se aperfeiçoar sempre.

Estudos e pesquisas comprovam que crianças estimuladas à leitura são “fisgadas” por esse bom hábito que faz a diferença entre os profissionais de sucesso quando adultos. Todo pai e toda mãe devem incentivar os filhos a cultivarem o hábito da leitura diária para que possam ter “fome de conhecimento” e serem saciados pelos livros.

Outro obstáculo ao sucesso profissional de homens e mulheres é que muitos acham que não têm capacidade de aprender ou que estão muito “velhos” para isso. Ledo engano! Pois isso é demonstração apenas do desconhecimento que têm do poder e capacidade da mente humana de aprender absolutamente tudo o que impusermos a ela. O que precisam fazer é “ordenar” com persistência que a mente domine esse ou aquele assunto, por mais difícil que pareça. A mente é capaz de quase tudo. Até mesmo, junto com a fé, de remover uma montanha de um lugar para outro.

Na parte espiritual do saber, existe um grande estímulo à obtenção de conhecimento especialmente por àqueles cujos cabelos já se tornaram brancos e corpos com limitações e dificuldades: Revelações de Deus para esses últimos tempos, feitas por intermédio de Sua igreja restaurada na Terra.  A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, garantem que “Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida, surgirá conosco na ressurreição.

E se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, elas terão tanto mais vantagem no mundo futuro”. (D&C 130:18-19).

Quão bela e estimulante é esta revelação de Deus para todos nós. Então, o que podemos fazer é obedecer e buscar conhecimento ao longo de toda nossa vida para que ainda neste plano possamos ter qualidade de vida junto com nossos familiares e uma eternidade brilhante e feliz (Com informações de Brigham Young)